< voltar

Transformação digital: quais ferramentas inteligentes podem beneficiar seu RH?

A transformação digital trouxe à tona a necessidade de adotar ferramentas inovadoras em busca da sobrevivência no mundo corporativo. O mercado atual exige das empresas maior preparação para disputarem entre si, o que torna urgente otimizar falhas e agilizar serviços. Manter-se constantemente atualizado tecnologicamente e resiliente são aspectos fundamentais para o crescimento organizacional.

Todas as áreas foram afetadas, com o setor de Recursos Humanos não seria diferente. Tendo em vista as adversidades enfrentadas nos últimos anos, muito se espera da metamorfose no setor. A pandemia mudou radicalmente os métodos de trabalho que conhecíamos. Ainda que já viessem sofrendo mudanças, a crise recente elevou expectativas a um novo patamar. 

Como se beneficiar da transformação digital

De um modo geral, a transformação digital possui foco na otimização de processos através do uso de tecnologia, o que resulta em avanços importantes na forma que as empresas trabalham. No momento em que é possível se desvincular de processos burocráticos, os setores passam a ter mais autonomia e liberdade para trabalhar, gerando melhores resultados. 

O conceito de transformação digital vai muito além de uma mudança estrutural através de ferramentas e softwares, e seu impacto é certeiro no fluxo de trabalho. Adotar inovações tecnológicas requer adaptação cultural e capacitação de gestores, líderes e equipes.

Quais são os principais impactos para o setor?

De todos os processos pertencentes ao RH, certamente o setor de recrutamento e seleção é o melhor beneficiado pela transformação digital. Conhecido como um processo burocrático e demorado, hoje é possível presenciar empresas investindo em softwares inteligentes de recrutamento e seleção, visando agilizar processos de admissão, melhorar relacionamentos interpessoais dentro da organização e reduzir o índice de turnover.

O RH tornar-se estratégico foi a mudança que mais impactou na forma em que se exercia a função anteriormente. O foco passou a ser o capital humano, o ambiente organizacional e o auxílio nos demais setores dentro da empresa, por esse motivo a urgência de se inovar métodos de trabalho.

Através do uso de plataformas e ferramentas especializadas, é possível observar benefícios – desde o melhor acesso à comunicação interna, recrutamento e seleção rápidos e assertivos, monitoramento de projetos e metas – além das demais responsabilidades atribuídas à gestão de RH.

A inovação digital a serviço do RH vai além de integrar novas ferramentas: é uma mudança de cultura organizacional, de foco e readequação de tempo, uma combinação de conhecimentos e estratégias que visam maior qualidade de vida no ambiente de trabalho e satisfação dos clientes e da equipe envolvida. 

A transformação digital impactando o trabalho

Para muitas empresas a transformação digital veio de forma brusca e tornou urgente mudanças que até então não eram previstas, mas se tornaram prioritárias devido ao colapso global sofrido pela pandemia. Por esse motivo ainda é possível ver organizações em fase de adaptação, capacitando colaboradores, agilizando processos de forma progressiva e estudando alterar formas de trabalho (adoção de trabalho híbrido e/ou somente home-office).

Um RH mais dinâmico, ágil e assertivo se faz constantemente necessário, com a devida implantação de tecnologias que se aproveitam das habilidades e competências presentes em cada setor. Especificamente em Recursos Humanos podemos visualizar plataformas de ponto digital, canais de comunicação, ferramentas inteligentes de recrutamento e seleção, uso de IA, People Analytics, admissão digital, etc. 

Tais tecnologias auxiliam na tomada de decisões, desenvolvimento do perfil ideal de candidato, recrutamento com foco em opiniões relevantes dentro do processo seletivo, onboarding positivo, feedbacks periódicos, planejamento de capacitação e planos de carreira.

Aspectos positivos do uso de ferramentas digitais

Maior produtividade: Adotar plataformas especializadas e facilitar o acesso à dados de forma rápida e remota faz com que todos os setores da empresa possam desenvolver em conjunto seus processos de trabalho. 

Menor chance de erros e rapidez na correção dos mesmos: Uma vez automatizados os processos mais demorados do setor, o índice de erros também diminui, pois as chances de falha humana são drasticamente reduzidos. 

Agilidade em processos: Com a utilização de ferramentas digitais, ao invés de realizarem tarefas repetitivas e burocráticas, é possível automatizar trabalhos operacionais, como: Geração da folha de pagamento, férias, benefícios, faltas, dentre outros.

Mais do que agilizar processos, muitas plataformas de RH inteligente tornam a comunicação entre setores clara e acessível, o que é essencial na busca de inovações tecnológicas em todos os setores, além da melhor execução de processos (uma vez que todos estão devidamente alinhados com a cultura organizacional da empresa, suas metas e objetivos traçados a curto e longo prazo).

O futuro do RH é online e estratégico: Capacitação de líderes, seleção preditiva, foco no bem-estar organizacional e pessoal da equipe e flexibilidade nos modelos de trabalho são destaques previstos para o setor nos próximos anos. 

Inovar continuamente em qualquer área de atuação é um grande diferencial para permanecer no mercado. Toda a empresa acaba se beneficiando dessa prática, uma vez que o engajamento pessoal e a produtividade aumentam proporcionalmente. 

Quer saber mais sobre como a Colabbe caminha lado a lado com a sua empresa rumo à transformação digital? Fale com a gente e admita o melhor da tecnologia em Recursos Humanos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *