< voltar

RH Estratégico: o que é e como estruturá-lo em sua empresa

rh-estrategico_o_que-e-e-como-estrutura-lo-em-sua-empresa

Recentemente o mundo dos negócios sofreu transformações bruscas, que trouxeram globalização, pandemia, inovações tecnológicas e muitos outros desafios. Mudanças que antes eram previstas apenas para um futuro próximo, mas hoje são urgências vivenciadas pelos profissionais de todas as áreas corporativas. 

Com o setor de Recursos Humanos não seria diferente. Considerando as adversidades enfrentadas nos últimos anos, muito se espera da metamorfose no setor. A pandemia mudou radicalmente os métodos de trabalho que conhecíamos. 

Sabemos que o RH já não é mais apenas um setor que cuida do “departamento pessoal”; seu papel tem se estendido para muito além dessas atividades, focando nas relações humanas, no equilíbrio corporativo e em rotinas mais relevantes para o crescimento da organização.

Grande parte dos profissionais de RH já utilizam o levantamento de dados para um maior índice de acerto na aquisição de talentos, definição de objetivos desafiadores e planejamento estratégico. Com o setor de Recursos Humanos sendo diretamente atingido pela onda de transformação digital, é cada vez mais comum a inserção de novas tecnologias na busca por otimização de tempo e bem-estar corporativo.

RH Estratégico: o que é? 

RH estratégico é aquele que trabalha – a partir de dados – considerando seus profissionais como parte estratégica da empresa. Dentre os seus principais objetivos estão: 

  • Otimizar processos e decisões através de soluções tecnológicas, dados e indicadores
  • Reduzir a taxa de turnover
  • Aumentar o engajamento das equipes
  • Manter um ambiente organizacional saudável
  • Definir planos de remuneração e carreira
  • Investir em capacitação pessoal e profissional de talentos
  • Implementar rotinas de R&S eficientes
  • Gerar maior valor para a empresa 
  • Atingir metas corporativas

Muitos desses objetivos são atingidos graças ao uso de ferramentas avançadas para automação dos processos de RH e demais setores. Líderes que reconhecem e investem no RH como parte essencial dentro da estratégia mercadológica são aqueles que apostam nos benefícios da transformação digital nesse e em todos os demais setores da empresa. 

O planejamento estratégico de RH permite que o setor possa dedicar seu tempo às demais demandas da empresa e não apenas aos seus processos burocráticos cotidianos.

No que difere o RH estratégico do tradicional?

A maior diferença entre o RH tradicional e o estratégico é a otimização de processos anteriormente executados de forma predominantemente manual e morosa. 

O RH tradicional tem como principal foco as ações burocráticas, sem priorizar resultados ou alcance de metas. Já o estratégico investe em otimizar as mesmas operações, o que lhes garante tempo para desempenhar ainda mais funções dentro do ambiente corporativo no geral.

Porque implantar um RH estratégico?

Quando uma área se torna estratégica ela otimiza tempo, custos, e gera retorno direto para a empresa. 

Um RH estratégico tem maior acesso à estratégia da organização, o que influencia diretamente nos resultados, além de possibilitar a atração de talentos que estejam alinhados com a cultura da empresa, formando uma equipe engajada e consciente.

banner_estrategias-de-rh

Como implementar um RH Estratégico?

O maior foco durante a implantação de um RH estratégico são os dados. Conhecer a missão e valores da empresa, o perfil de candidatos esperados, quanto tempo é gasto com uma contratação, qual o alinhamento da equipe com a cultura da empresa, as necessidades da organização e como supri-las.  

Os Dados são importantes também para definir planos de carreira e capacitação, e através de feedbacks é possível visualizar os possíveis gargalos na gestão de pessoas, para então definir planos de ação. A partir dessas informações é possível para o profissional de RH definir um planejamento de forma mais assertiva. 

É preciso levar em consideração também alguns passos cruciais a serem dados no momento da implantação de um RH estratégico. Dentre elas:

1. Definir metas

O RH tradicional preocupa-se apenas com ações e processos. Ao definir uma meta, automaticamente a estratégia se torna mais acessível para o setor. Reduzir o tempo de R&S, reduzir turnover, aumentar a percepção e propagação positiva da marca entre colaboradores, independente de qual seja a meta, é importante que ela seja desafiadora, porém executável. 

2. Planeje e potencialize sua estratégia

Para que os processos sejam executados de forma assertiva e prática, é fundamental que seja feito um planejamento de RH.

Nesse planejamento é possível incluir treinamentos e desenvolvimento das equipes e eventuais melhorias no setor. Inclua todas as ações que ajudarão a empresa na busca de atingir a meta definida.

3. Oriente-se por dados, otimizando decisões 

Apenas para reforçar, o RH estratégico gira em torno de dados. O acesso facilitado a informações e registros, independente do setor em questão, torna as tomadas de decisão mais assertivas.

Existem inúmeras ferramentas capazes de reunir esses dados visando a otimização de processos em Recursos Humanos, como traçar perfis de colaboradores, mensurar o desempenho do RH e demais setores, cálculo de turnover e atividades estratégicas.

4. Investir em tecnologias para R&S e Admissão 

Um dos processos mais morosos dentro do setor de RH ainda é o de Recrutamento e Seleção. Um RH estratégico investe na tecnologia a serviço de otimizar o tempo gasto com processos tradicionais para que esse tempo seja investido nas demais funções que hoje demandam participação dos profissionais do setor. Ao adotar um software de recrutamento inteligente, é possível obter inúmeras vantagens para os candidatos e a empresa que está realizando o processo. Dentre elas:

  • Ferramentas mais efetivas na análise de dados;
  • Otimização do processo;
  • Redução nos erros de contratação;
  • Triagem de forma imparcial (um sistema automatizado não leva em consideração a raça, a religião ou o sexo dos candidatos);
  • Corte de custos trazidos por contratações equivocadas.

5. Estabeleça a diversidade e inovação dentro da empresa

Empresas que investem na diversidade são vistas como as mais inovadoras e que possuem as equipes mais engajadas. 

Aqueles que fazem parte de empresas inclusivas arriscam mais em suas decisões, sentem-se incentivados a contribuir e permanecer em suas funções. 

6. Aposte no treinamento de gestores

É essencial que os gestores participem ativamente na propagação cultural de suas empresas. Para isso é necessário conhecê-la e saber disseminá-la. Ao incentivar os gestores e demais membros da equipe a espalhar sua marca, é possível contribuir para que seja construída a perspectiva organizacional que desejam transmitir ao mercado e aos futuros talentos. 

Benefícios do RH estratégico

O RH estratégico tem como objetivo central apresentar a cada membro da equipe sua relevância na organização em que atua, e que os resultados por eles obtidos serão devidamente recompensados pelo crescimento — seja individual ou coletivo — dentro da empresa.

Ao adotar um modelo estratégico de gestão é possível:

  • Aproximar o colaborador dos objetivos e metas definidos pela empresa
  • Aumentar o índice de satisfação profissional
  • Reter talentos
  • Reduzir turnover

É preciso que os objetivos de cada colaborador estejam alinhados com a meta da organização. O planejamento estratégico de RH concilia todas as perspectivas de negócio, o que implica na análise dos aspectos:

  • Desenvolvimento organizacional
  • Recrutamento e Seleção
  • Capacitação de talentos
  • Metodologias de avaliação 
  • Níveis de satisfação individuais e coletivos

Desafios impostos ao setor de Recursos Humanos

Ao planejar a adoção de um RH estratégico, os profissionais do setor presenciam situações que dificultam o alcance dos objetivos pré-definidos. Entre eles:

  • Falta de metas e objetivos claros
  • Falta de análise contínua de ações realizadas
  • Distopia entre o perfil do colaborador e da empresa
  • Ausência de ferramentas tecnológicas na realização de tarefas
  • Gestão alheia aos objetivos traçados pela gestão de RH

Como citamos no início desse artigo, a transformação digital fez com que o RH deixasse de ser apenas um instrumento de recrutamento e seleção e adquirisse potencial para contribuir em todas as áreas de uma empresa e até mesmo em sua colocação dentre as grandes marcas do seu segmento.

O RH estratégico traz o foco no que realmente importa

Com o auxílio de softwares integrados para gestão de recursos humanos, o foco do setor é redirecionado aos demais assuntos estratégicos, o que torna possível priorizar o bem-estar e o índice de satisfação pessoal e profissional de sua equipe, atitude essencial em toda empresa que possua como objetivo permanecer no mercado competitivo.

Colabbe oferece para você: admissões ágeis e eficazes, inovação de processos e potencialização nas relações

Com uma solução completa de admissão digital, trazemos inovação, aumento de produtividade, redução de custos e experiência do colaborador.

  • 9 a cada 10 usuários recomendam a Colabbe
  • Ganhe tempo para focar no negócio
  • Aumente até 70% na produtividade do seu processo de admissão
  • Reduza seus custos de admissão
  • Proporcione uma experiência incrível ao colaborador

Uma empresa referência em talentos começa com boas escolhas! Fale com um de nossos consultores e faça da Colabbe uma de suas melhores admissões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *