< voltar

RH digital: melhores práticas de admissão em tempos de coronavírus

admissao-digital

2020 vem exigindo novas perspectivas e soluções para os desafios que o mundo está nos convidando a enfrentar. A rotina de muitas empresas, embora impactada pela necessidade de isolamento social para conter o avanço do coronavírus, não parou completamente. 

E o departamento pessoal também teve que se readaptar a novas práticas para o processo de contratação, como o RH digital.

Você já ouviu falar sobre ele? Quer saber como o RH digital é uma das melhores práticas de admissão em tempos de coronavírus? Siga a leitura!

RH digital: o que é?

O RH digital nada mais é do que a modernização dos processos que acontecem na rotina de um departamento pessoal. Da mesma maneira que a transformação digital ocorreu em outros setores e impactou o cotidiano das pessoas e das empresas, a maneira como o serviço do RH é realizado também mudou.

Atualmente, as facilidades proporcionam a redução das rotinas operacionais, por meio da digitalização de processos, proporcionando uma atuação mais estratégica. Um exemplo é a possibilidade de automatizar e agilizar a contratação ao possibilitar não só o envio de todos os documentos virtualmente, como também o monitoramento e arquivamento online.

Com a pandemia do coronavírus, empresas acostumadas à contratação analógica, na qual o candidato precisa apresentar pessoalmente diversos documentos e que, geralmente, é mais demorada, foram convidadas a adotar novas posturas. Veja só o que muda com o RH digital.

Boas práticas de admissão em tempos de coronavírus

A verdade é que a pandemia impulsionou todo o movimento de transformação digital do setor de Departamento Pessoal. Além de agilizar a rotina de trabalho, as práticas de um RH digital são ótimas aliadas para o combate ao avanço do coronavírus. 

Não requerem contato físico sequer para a entrega ou assinatura de documentos. Vamos entender por que o RH digital é a prática ideal em tempos de pandemia?

Não há necessidade de entrega de carteira de trabalho pessoalmente

Em março de 2020, todas as empresas foram obrigadas a aceitar a carteira de trabalho digital (CTPS). Então, não há mais necessidade de o funcionário entregá-la pessoalmente no RH. Para o empregador, a mudança também trouxe facilidades.

Depois de cadastrar o colaborador na folha de pagamento, o próprio eSocial replicará as informações na CTPS, extinguindo também a necessidade de devolução do documento por parte da empresa no prazo de 48h.

O colaborador preenche a própria ficha de cadastro

O RH digital confere mais autonomia para o candidato selecionado e menos burocracias para a rotina da empresa. Após a criação de uma ficha cadastral pelo Departamento Pessoal, o novo colaborador preenche sozinho os dados para envio.

O colaborador não precisa ir até a empresa para entregar a documentação

Os documentos podem ser anexados por meio de smartphones, tablets ou computadores de qualquer lugar onde a pessoa estiver. 

Isso evita, claro, que o novo funcionário saia desnecessariamente para providenciar cópias do documento para a entrega, além de evitar a locomoção e contato físico para a entrega da documentação na empresa. Em uma admissão digital, como o nome sugere, o processo é feito todo virtualmente.

Não há necessidade de arquivo físico

O RH digital e o eSocial são ferramentas complementares que facilitam a gestão dos documentos pela equipe do Departamento Pessoal

Com a extinção da necessidade de envios de arquivos físicos, as informações sobre cada trabalhador ficam a distância de um clique do profissional de RH, não sendo mais necessário recorrer a um banco de dados presencial.

Então, mesmo em home office, o processo de admissão da empresa pode seguir tranquilamente. Inclusive, por meio do RH digital, também é possível monitorar cada etapa do envio das informações e documentos. 

Ou seja, há uma otimização de tempo dos profissionais de RH e, logo, mais produtividade para o setor.
Já deu para perceber que o RH digital não é somente uma boa solução para os tempos de coronavírus, correto? Então, se você quer saber mais sobre o processo de admissão digital, confira agora mesmo os posts do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *