< voltar

25 perguntas para pesquisa de clima organizacional

Elabore um diagnóstico completo sobre o clima organizacional da empresa através de uma pesquisa.

Uma das lições que a pandemia trouxe foi a necessidade de encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A sociedade e o mercado de trabalho sofreram grandes mudanças e, para se adaptar ao novo momento, é indispensável que o departamento de RH faça uso de ferramentas que direcionam sua atuação. Entre os indicadores relevantes está a pesquisa de clima organizacional. Confira quais são as perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de clima organizacional e qual sua importância para garantir o sucesso nos negócios. 

O que é

A avaliação do clima organizacional é responsável pela promoção de mudanças internas, garantindo melhorias concretas para colaboradores e, por consequência, impacta no resultado das finanças. Elaborada e aplicada por profissionais de RH, gera um diagnóstico sobre a percepção coletiva da empresa, independente do porte ou segmento. 

A pesquisa de clima organizacional é tida como uma ferramenta importante, por exemplo, para investigar quais motivos levam o colaborador a ter um tempo médio de empresa muito baixo com turnover alto. Apesar do processo de admissão digital ser otimizado através da tecnologia, sabemos que é sempre mais indicado manter um colaborador, então, a pesquisa é sua aliada. A qualidade do ambiente de trabalho, nível de satisfação e o desempenho dos colaboradores estão conectados e uma pesquisa de clima organizacional identifica os pontos de melhoria. 

O questionário pode ser administrado de forma presencial ou remota para que anonimamente o colaborador compartilhe suas experiências e percepção sobre a organização. Uma pesquisa qualitativa identifica os padrões no comportamento dos colaboradores, já a quantitativa considera os números e mapeia as tendências. 

Aprenda a obter a melhor performance para descobrir quais são as impressões sobre o clima, postura da liderança, funções desempenhadas, plano de carreira, ambiente e ferramentas para o trabalho, salários e benefícios, assim como elaborar perguntas mais gerais. 

Quando aplicar 

A pesquisa deve ser aplicada periodicamente como um termômetro do clima organizacional. Recomenda-se que o RH também administre o questionário ao identificar problemas na motivação dos funcionários, como queda na produtividade, além do turnover que já citamos. A saúde mental também deve estar em pauta como a Síndrome de Burnout que pode inclusive atingir os profissionais de RH

A pesquisa de clima não tem contraindicação, desde que haja uma abertura para o debate entre as concordâncias e discordâncias do ponto de vista do funcionário e da empresa. Entre suas vantagens estão a retenção de talentos e o aumento do engajamento de colaboradores. 

Para implementar a pesquisa de clima organizacional, defina qual é o objetivo, informe aos colaboradores qual é o intuito, divulgue o questionário entre eles, colete e analise as informações, planeje mudanças e dê feedbacks. Para obter resultados consistentes, elaborar uma pesquisa com as perguntas certas é determinante e se você é um profissional de RH alinhado às tendências, fique de olho em todos os detalhes. Vamos te auxiliar nesta etapa com indicações a seguir. 

Exemplos de perguntas para pesquisa

De acordo com o objetivo estabelecido para a aplicação da pesquisa de clima organizacional, exemplificamos algumas perguntas que podem fazer parte do questionário. Confira:

Sobre o clima organizacional

1 – De 0 a 10, qual seu nível de identificação com os valores da empresa?

2 – Como o trabalho impacta positivamente em sua vida pessoal?

3 – Como o trabalho impacta negativamente em sua vida pessoal?

4 – Geralmente, você chega em casa satisfeito com sua rotina de trabalho?

5 – Você se identifica com o perfil de sua equipe de trabalho?

6 – Qual o nível de colaboração dos colegas de trabalho? 

Sobre a liderança

7 – Você sente confiança em seu líder? 

8 – Seu trabalho é reconhecido pelo gestor?

9 – Sua opinião é considerada pelo chefe?

10 – Você tem liberdade em expor situações desconfortáveis com o líder? 

11 – Seu chefe sabe se comunicar claramente com os colaboradores?

Sobre a função

12 – Você entende a importância de sua função para a empresa?

13 – De 0 a 10, qual seu nível de autonomia para executar as tarefas?

14 – Você está sobrecarregado com as atividades de rotina?

15 – Considera que os prazos para execução das tarefas são adequados?

16 – Com que frequência os desafios surgem em sua rotina no trabalho? 

Sobre o plano de carreira

17 – Você gostaria de ocupar outro cargo na empresa?

18 – Durante a integração, ficou claro o plano de carreira para sua posição?

19 – Você sabe identificar o que deve fazer para alcançar uma nova posição?

Sobre o ambiente e as ferramentas

20 – Você se sente confortável e seguro ao desempenhar sua função na empresa e/ou remotamente?

21 – O ambiente de trabalho é inclusivo e adequado para todos os profissionais?

21 – Quais ferramentas físicas e digitais poderiam melhorar sua atuação profissional?

Sobre salário e benefícios

22 – Acredita que sua remuneração condiz com a função desempenhada?

23 – Qual benefício ainda não foi oferecido aos colaboradores e você considera interessante?

24 – Você enxerga claramente como são oferecidas as bonificações?

25 – Quais bonificações geram mais satisfação a você? 

Conclusão 

Com as respostas em mãos, você terá subsídios para analisar as informações fornecidas pelos colaboradores, discutir com a diretoria e, ao obter o aval, promover as mudanças necessárias. Com a visão de um RH humanizado e estratégico, as inovações tecnológicas para o setor facilitam a rotina do departamento. 

Imerso na jornada do colaborador, do processo de atração até o encantamento, o profissional de RH deve se cercar de ferramentas que mantenham a excelência na execução de suas tarefas e proporcionem à empresa um destaque perante a concorrência do mercado. 

A Colabbe certifica que a adoção da plataforma de admissão digital tornou as práticas de RH mais colaborativas, simples e humanas, colocando as pessoas sempre em primeiro lugar. 

Solicite um período de teste gratuito por 15 dias e viva a experiência de ser Colabbe!

banner_reducao-custos-rh-teste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *