< voltar

Onboarding para retenção de talentos: 5 passos para implantar na sua empresa

Como garantir, através do Onboarding, que o processo de integração de novos talentos seja eficiente para empresa e colaborador.

Atualmente as empresas possuem um grande desafio para encontrar o profissional certo para ocupar uma posição na empresa. Ações de employer Branding tornaram-se uma estratégia para atrair os melhores profissionais para o funil dos recrutadores e soluções eficientes para identificar os melhores estão cada vez mais avançadas. Mas a jornada não acaba ao recrutar o novo colaborador, é necessário que este colaborador seja integrado por meio de um processo estruturado de Onboarding.

Um estudo da Abeerteen Group apontou que 86% dos novos colaboradores decidem se permanecem em seus novos trabalhos nos seis primeiros meses. Outro estudo da Society for Human Resource Management – SHRM apontou que 58% dos colaboradores que passam por um programa estruturado de Onboarding têm maior probabilidade de permanecer na organização após 3 anos. Portanto, um processo estruturado de integração dos novos colaboradores pode ser uma ótima estratégia para que os novos colaboradores não façam parte da estatística acima. Para isto, considere estas dicas:

Comece antes do primeiro dia

Sugere-se que o novo colaborador tenha acesso ao máximo de informação para que a cultura da empresa seja transmitida e entendida antes mesmo do primeiro dia. Informações de o que vestir, onde ir, quem procurar, saber com quem irá trabalhar, são informações que passam tranquilidade ao novo colaborador e transmitem uma imagem de empresa organizada e preocupada com seus funcionários.

Cause uma boa primeira impressão

Como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica!”. Estar preparado para receber o novo colaborador com um kit de boas-vindas, mesa, equipamentos e acessos aos sistemas transmite ao novo colaborador um sentimento de acolhimento e causa uma boa impressão.

Conte com um mentor

Um colaborador experiente para receber o novo colaborador durante os primeiros passos é fundamental para que este se inspire e queira se espelhar para alcançar sucesso na empresa. Conte com seus melhores profissionais para realizar repasses de processos e procedimentos, práticas da empresa, apresentar as áreas de convivência e pessoas de outras áreas. Isso reflete positivamente no processo de integração do novo colaborador.

Envolva o gestor

Um gestor atuante durante o processo de onboarding, que defina um roteiro de atividades iniciais, realize feedbacks constantes e defina metas de curto prazo a fim de avaliar o novo colaborador durante o período de experiência, além de minimizar a ansiedade do novo profissional em torno da sua performance, produz informações relevantes para que o gestor decida sobre a permanência do profissional na empresa.

Automatize o processo

Automatizar a integração dos novos colaboradores por meio da tecnologia está se tornando algo obrigatório. Formas de envio das informações contratuais, registros das interações e avaliações do período de experiência garantem agilidade, organização e segurança ao processo de onboarding.

Ter uma equipe de recursos humanos capacitada para desenvolver processos e estratégicos e integrar novos talentos ao ecossistema da empresa é essencial para manter um bom clima organizacional e reter os melhores profissionais, principalmente em um cenário cada vez mais competitivo.

2 respostas para “Onboarding para retenção de talentos: 5 passos para implantar na sua empresa”

  1. […] isso ao mesmo tempo em que utiliza a tecnologia para automatizar o processo interno, pois é possível que o RH acompanhe e verifique o andamento das admissões em tempo […]

  2. […] rotatividade é necessário criar um plano de ações que envolve desde a contratação adequada, o onboarding do candidato, até a criação de política de benefícios, análise da possibilidade de jornadas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *