< voltar

Onboarding: O uso da tecnologia para melhorar a experiência do novo colaborador

Saiba como os processos burocráticos impactam seus negócios e entenda como as tecnologias podem ajudar a otimizar o tempo de contratação e promover uma nova experiência no processo de onboarding.

“Não aguento mais tanto trabalho operacional!”. Quem nunca se deparou com alguém proferindo esta frase nos ambientes de trabalho? Em meus anos de experiência envolvido com a criação de soluções de RH, foram inúmeras vezes. Isto está ligado ao fato de termos em nosso país um nível altíssimo de burocracias que afetam vários processos em uma organização.

Uma pesquisa do Ibope apontou que sete em cada dez pessoas acham que a burocracia faz o governo gastar mais que o necessário. O reflexo da burocracia no Brasil resulta em estímulo à corrupção, desestímulo aos negócios, impacta no dia a dia dos brasileiros e é um dos principais entraves ao crescimento econômico do País.

Diante de tanta burocracia empreendedores têm que “rebolar” para cumprir com as obrigações legais, gerar valor aos seus clientes e criar um ambiente atrativo para os reter e atrair novos colaboradores com o objetivo de se manterem competitivos em um ambiente cada vez mais dinâmico.

O uso das tecnologias se tornou indispensável para otimizar o tempo e gerar melhores resultados. As tecnologias atuais permitem que processos, até então burocráticos, possam ser revistos a fim de proporcionarem maior segurança e uma melhor experiência aos usuários.

Um exemplo que ilustra o uso das tecnologias está presente nos bancos quando eles permitiram que realizássemos operações como pagamento de contas, transferências bancárias, dentre outras operações por meio da tecnologia. Esta nova forma de relacionamento reduziu a necessidade de ter que ir ao banco e esperar em grandes filas, além de reduzir seus custos operacionais. De lá para cá, muitos outros negócios digitais estão surgindo.

Isto tem a ver com a revolução industrial 4.0 que uma das premissas é que todo o processo repetitivo seja substituído por tecnologias, permitindo um aumentando da produtividade e consequentemente cria um aumento da consciência sobre a sustentabilidade.

Um exemplo da aplicação das tecnologias a fim de promoverem uma melhor experiência aos usuários está se dando ao processo admissional. Quem se recorda do seu processo admissional irá lembrar de ter que fotocopiar uma série de documentos, preencher uma série de formulários, além de ter que tirar fotos para uso organizacional e ainda ter que ir a empresa antes do primeiro dia para entregar toda esta papelada.

A exemplo do que os bancos fizeram, porque não utilizarmos as tecnologias para otimizar o processo admissional e criar uma nova abordagem permitindo um aumento de produtividade, redução de custos e consequentemente melhorar a experiência do novo colaborador? Sim, é possível e estamos fazendo! Além de otimizar toda a entrega da “papelada”, é possível disseminar informações sobre a cultura da empresa antes mesmo do primeiro dia e assim promover uma melhor integração de novos colaboradores.

Esta nova abordagem transmite uma imagem de empresa organizada e preocupada com seus colaboradores, além de diminuir seus custos operacionais, permitindo que as empresas foquem em gerar valor para seus clientes e estarem alinhadas as melhores tendências de mercado.

A quarta revolução industrial promete uma transformação intensiva nos ambientes organizacionais por meio de dados, pessoas, serviços, processos, sistemas e ativos de produção. Um dos principais objetivos é o aumento da produtividade por meio da automatização e automação. Estas mudanças vão na “contra-mão” do RH tradicional, ou seja, o setor terá que se reinventar para se tornar mais eficientes e tecnológicos. Processo trabalhosos e burocráticos, como o atual processo de uma nova contratação contrapõe esta tendência revolução. Seu RH está preparado para absorver estas tendências e lidar com estas mudanças?

Uma resposta para “Onboarding: O uso da tecnologia para melhorar a experiência do novo colaborador”

  1. […] Ministério do Trabalho e Previdência Social, é comum surgirem erros no momento do cadastro dos novos colaboradores, o que atrasa todo o processo de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *