O que é Employer Branding e como tornar a sua empresa uma marca empregadora?

Ser reconhecida como uma boa empresa para se trabalhar já não está apenas no radar de quem procura por um emprego. A reputação de uma marca também já não é mais construída apenas pelos canais oficiais. Com a internet tornou- se muito mais fácil expressar opiniões, aumentando os públicos com os quais os negócios precisam dialogar.
Construir uma boa reputação não pode ser apenas em um aspecto, precisa ser em todos, inclusive na relação com os seus colaboradores. Afinal, não é apenas por clientes que as empresas precisam enfrentar seus concorrentes, mas também na atração e retenção dos melhores talentos.
É nesse contexto que surge a ideia do employer branding, que nada mais é do que transformar a sua empresa em uma marca empregadora. Muito difundida em outros países, como os Estados Unidos, essa estratégia tem ganhado força no Brasil, principalmente para os negócios que desejam se destacar em um mundo cada vez mais competitivo.
No artigo de hoje iremos falar sobre esse termo, qual sua importância e como transformar a sua empresa em uma marca reconhecida e desejada para se trabalhar.
Prepare seu café, ajeite-se na cadeira e boa leitura!
Employer branding: a estratégia para captar e reter talentos
Você já deve ter ouvido falar de empresas que são muito boas para trabalhar, não apenas pelo salário, mas pelo clima organizacional, os benefícios, a valorização dos funcionários, o plano de carreira, entre outras ações.
Criar essa percepção, dentro e fora da organização, faz parte do que é o employer branding, que pode ser definido como:
um conjunto de ações, internas e externas, que procuram criar e melhorar a imagem da empresa na sociedade, aumentando o valor da marca e atraindo os melhores profissionais para o quadro de colaboradores.
Por ser uma estratégia que envolve o público interno e também foca na construção de reputação da marca, essas ações costumam ser planejadas tanto pelo RH como pela equipe de marketing.
A sinergia desse trabalho tem impactos importantes para o negócio, como:
- Atração
Ter uma boa reputação atrai a atenção dos profissionais capacitados
- Retenção
Todas as ações que envolvem tornar-se uma marca empregadora, aumentam a satisfação do colaborador e diminuem a taxa de turnover.
- Economia
Uma empresa com employer branding forte tem custos menores na hora do recrutamento, além da menor taxa de rotatividade, o que também diminui os gastos com processos de seleção e contratação.
- Reconhecimento
Fortalece a relação e admiração por parte de todos os stakeholders.
Para construir uma marca forte e tornar-se uma referência quando se fala de boas empresas para se trabalhar, é necessário mais do que uma ação pontual, pois além de criar a reputação de marca empregadora é preciso mantê-la.
Por onde começar?
Qualquer mudança, por menor que pareça, requer pesquisa, planejamento, implementação e formas de medir a eficiência dessas ações.
Entender o atual cenário da sua empresa é fundamental para saber onde você está e onde quer chegar. Aqui vão algumas perguntas para realizar em conjunto com o seu RH e a equipe de marketing antes de começar a estruturar sua estratégia de employer branding.
- Sua empresa possui uma cultura organizacional forte?
- Sua Missão, Visão e Valores condizem com as ações da sua empresa?
- Seus colaboradores conhecem esses valores? Eles estão presentes no dia a dia de trabalho?
- Qual a percepção que os colaboradores têm da empresa?
A última pergunta é muito importante. Pode ser difícil perguntar aos colaboradores o que eles realmente acham da sua organização, algumas vezes as respostas podem não ser exatamente o que você espera, mas descobrir a real percepção de quem trabalha na sua empresa é essencial para saber quais são os pontos fortes e quais podem ser melhorados.
Algumas vezes é recomendável que o Gestor de RH ou um consultor externo realize essa pesquisa, para que esse processo seja o mais imparcial possível.
Após realizar a pesquisa e mapear o cenário em que sua empresa se encontra, é hora de definir o planejamento.
Um bom começo é definir a sua Employment Value Proposition – EVP. Essa é a forma como a empresa quer ser vista em relação à contratação e a valorização dos colaboradores.
Através dela será transmitida a sua reputação, qual a diferença entre trabalhar na sua empresa ou em outra organização e porque a sua companhia é a melhor empregadora.
Um planejamento de employer branding envolve diversas ações. Entre elas estão:
- Implementar uma cultura organizacional forte
- Estabelecer transparência na comunicação com os colaboradores e a sociedade
- Implementar a cultura do feedback
- Reconhecer o colaborador
- Oferecer um ambiente de trabalho agradável
Cada uma dessas ações envolve outras atividades, planejamento e métricas para avaliar sua eficiência, são elas em conjunto que constroem seu employer branding.
Uma das melhores maneiras de saber se sua estratégia está funcionando é ouvindo os seus colaboradores, seu objetivo é que eles tornem-se embaixadores da sua marca, pessoas que defendem a sua empresa.
Da contratação ao offboarding, que é o processo de desligamento de um colaborador com a empresa, oferecer a melhor experiência é benéfico para todas as partes e ser reconhecida como uma marca empregadora é um diferencial que vai te destacar no mercado.
Deixe uma resposta