< voltar

Incorpore a facilidade na comunicação para favorecer o onboarding

incorpore-a-facilidade-na-comunicacao-para-favorecer-o-onboarding

Torne a experiência do novo colaborador ainda melhor dispondo de ferramentas que proporcionam a facilidade na comunicação.

Conhecer a empresa e se ambientar é um processo que leva tempo, mas realizar a integração de novos colaboradores à distância é um desafio que ficou no passado. Graças ao desenvolvimento de softwares que cumprem esta tarefa com muita eficiência dando total apoio ao RH, é possível incorporar a facilidade na comunicação para favorecer o onboarding. Quer descobrir como gerar uma experiência única ao novo contratado? Otimize a comunicação entre RH e colaborador através da tecnologia. 

Tecnologia x experiência do usuário

Ficar de olho nas tendências e tecnologias disponíveis para trazer facilidade à rotina do RH e colaboradores é nossa missão, por isso estamos sempre em busca de novidades no setor e esta é uma delas. O onboarding é uma das etapas mais decisivas para gerar engajamento dos colaboradores, afinal, é a primeira impressão que eles têm da empresa. Todos os esforços em garantir uma integração de sucesso são válidas. 

O onboarding digital promove esta adaptação ao novo trabalho com estratégias, comunicação clara e ferramentas que proporcionam um avanço em relação ao processo convencional. Tornar o novo colaborador “parte do time” para desempenhar as atividades com excelência remotamente é uma das regalias que o onboarding digital proporciona. A redução do tempo de integração é outra vantagem. 

Uma dúvida muito comum que surge é: só posso aderir ao onboarding digital se a entrevista foi online o trabalho é exclusivamente remoto? Não! 

Independente do modelo de atuação do RH, seja com entrevista presencial ou online, se o colaborador vai atuar in loco, remoto ou híbrido, o setor de RH pode se beneficiar de um onboarding digital e por isso trouxemos os pontos de análise para facilitar a comunicação entre empresa e colaborador. Flexibilidade é a palavra-chave que deve guiar as contratações, atrair e reter cada vez mais os talentos. 

Vantagens do onboarding remoto de sucesso

Onboarding remoto não faz referência ao novo colaborador “se virar” sozinho no momento de integração à empresa, muito pelo contrário. Embora traga mais autonomia, o processo ainda é conduzido pelo RH e a tecnologia serve como apoio. Entenda quais são as vantagens: 

  • Engajamento e produtividade

Manter um onboarding alinhado entre gestão e time operacional é o que promove um envolvimento na cultura organizacional. Ciente de seu papel, cada integrante pode contribuir com os resultados para a empresa a longo prazo na jornada, sem perder engajamento e produtividade. 

  • Mais talentos e menos turnover

Oferecer um bom salário e benefícios compatíveis com o mercado nem sempre são decisivos ao colaborador. Caso ele não se sinta integrado ou não se identifique com a cultura da empresa, pode abandonar o barco na primeira oportunidade. Por isso um onboarding remoto de sucesso proporciona a retenção de talentos e reduz a taxa de turnover. 

  • Resultados consistentes

Com um trabalho integrado entre RH e Comunicação Interna formando um time de alta performance, a empresa garante melhores resultados, por isso trabalhar a facilidade na comunicação é tão importante. 

Indicadores do onboarding 

Alguns indicadores são considerados para avaliar o sucesso de um onboarding, seja para apresentar os valores da empresa ou para garantir treinamentos essenciais dos novos contratados. São eles: 

1. Índice de presença

Para mensurar quantos colaboradores passaram pelo processo de integração, aplica-se uma lista de presença. Um baixo índice deixa o RH em alerta para entender os motivos da falta de adesão. 

2. Turnover

Caso o índice de desistência dos novos colaboradores que estão em processo de onboarding seja alto, é necessário investigar as razões. Uma delas pode ser a dificuldade na comunicação, ou seja, não conseguir expressar tudo o que se deseja durante o processo de integração. 

3. Feedback

A cada etapa do onboarding, solicite a percepção dos participantes em relação ao que foi apresentado. Desta forma, é mais simples identificar as falhas e até orientar as melhorias rapidamente. Será que você facilitou a comunicação ao novo colaborador e mostrou abertura para receber feedbacks? Pense nisso. 

4.  Aproveitamento

Além de um entendimento geral sobre o que foi passado, é importante que cada indivíduo seja avaliado de acordo com testes ou desafios ao longo do onboarding. A capacidade do RH em adaptar a linguagem a cada grupo de colaboradores pode influenciar neste índice. 

Leia mais sobre diversidade aqui

5. Produtividade

Acompanhar indicadores operacionais de produtividade, que possuam relação com as informações repassadas no processo de onboarding, é uma das maneiras de confirmar se uma integração foi feita com sucesso. 

6. Velocidade de aprendizado

Com um onboarding efetivo, o novo colaborador já deve começar a todo vapor, contribuindo com seus conhecimentos e adaptado à cultura da empresa. Um processo de integração bem executado contempla uma curva de aprendizado e absorção dos conhecimentos transmitidos com alta velocidade. 

Facilidade na comunicação durante o onboarding

Agora a dica vai para quem quer otimizar ainda mais a comunicação do RH no processo admissional. Você sabia que é possível enviar a mensagem de boas-vindas e o link para preenchimento dos dados via E-mail, WhatsApp e/ou SMS? A Colabbe oferece esta solução e já temos muitos usuários que aprovam a facilidade. 

Desta maneira, não é necessário se deslocar até a empresa para entregar os documentos, gerando economia no transporte e na impressão de formulários preenchidos ou cópias dos documentos. 

Como o sistema é 100% responsivo, significa que ele pode ser acessado e se adequa a telas de celulares, tablets ou computadores. Assim, o novo colaborador poderá decidir a melhor forma para realizar o preenchimento das informações solicitadas. Só quem trabalha diariamente com processos de admissão sabe o quanto isso gera de comodidade ao processo. 
Sua jornada rumo ao RH estratégico está começando agora ou já avançou muito durante a pandemia? Converse com nossa equipe e entenda como as soluções da Colabbe podem contribuir para atingir seu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *