< voltar

Modelo de feedback para candidatos: qual aplicar em cada etapa

modelo-de-feedback-para-candidatos_qual-aplicar-em-cada-etapa

Contar com um modelo de feedback para candidatos otimiza a produtividade do RH e garante uma experiência mais positiva.

Oferecer um feedback de qualidade para os candidatos em diferentes etapas pode ser um desafio para as empresas por diversos motivos e a rotina atribulada diante das funções do RH é um deles. Quem reconhece a importância de garantir um modelo de feedback adequado está um passo à frente da concorrência para a atração e retenção de talentos. Aprenda a criar modelos de feedback para candidatos e estreite a relação entre as partes, independente do resultado do processo seletivo. 

Qual a importância do feedback ao candidato?

Tornar a experiência do candidato mais positiva é indispensável para quem visa garantir uma boa relação com os talentos, sejam novos ou aos que pleiteiam mudanças dentro da empresa para seguir seu plano de carreira. Nas redes sociais, não são raros os depoimentos de candidatos que exploram e expõem a temática do feedback, seja pela falta dele ou por não apresentarem um conteúdo construtivo. 

Os feedbacks automáticos via e-mail ou dentro das plataformas de recrutamento geram frustração e uma imagem negativa de grandes proporções. Isso porque elas também influenciam e impactam nas vendas. Com uma imagem manchada, os consumidores pensarão duas vezes antes de adquirir produtos ou serviços da marca. Sempre que possível, invista em um feedback personalizado. 

Quais são os tipos de feedback?

Os tipos de feedback rendem tanto assunto que fizemos um blogpost todinho dedicado a eles, mas vamos concentrar aqui as informações resumidas, ok? Eles se dividem em dois tipos: positivo e corretivo. 

O feedback positivo incentiva o candidato a repetir atitudes que atendam aos objetivos e metas impostos a ele. É um reconhecimento por seguir no caminho certo e contribui para o engajamento. 

Já o feedback corretivo ou construtivo sugere melhorias para que o desempenho profissional e organizacional não seja afetado novamente, mostrando um direcionamento. O frequente uso exclusivo de feedbacks corretivos, sem os positivos, desmotiva os colaboradores. 

O único tipo de feedback que não traz qualquer benefício é o destrutivo, sem qualquer embasamento, com contradições. O candidato ou colaborador pode se sentir ofendido e expor a situação nas redes sociais, o que prejudica a imagem da empresa. 

Entre as técnicas para avaliar o desempenho do candidato ou colaborador, estão a avaliação do líder, avaliação do líder-colaborador, equipe de trabalho e avaliação 360 graus (uma das mais utilizadas, pois inclui a avaliação de líderes, colegas, pares, colaboradores e até fornecedores, em alguns casos). Cada uma possui seus indicadores, mas o objetivo é o mesmo: gerar um feedback com relevância para o desenvolvimento profissional. 

Falamos sobre a importância de valorizar a relação entre RH e candidato, mas fornecer um feedback exige muito do profissional de recursos humanos. Tempo e esforço são dedicados para zelar pelo bem-estar corporativo, por isso, otimizar a tarefa é uma necessidade e os modelos de feedback são feitos para isso. O recrutamento inteligente dispõe de tecnologia e inovação para facilitar o dia a dia dos profissionais de RH. 

Modelos de feedback 

Feedback não é tudo igual e cada etapa de um processo seletivo merece um modelo de feedback exclusivo. O retorno a um candidato não é tão completo quanto a um colaborador que pleiteia uma vaga dentro da empresa para assumir uma nova posição. O importante é que eles sejam personalizados com o tom de voz e o fit cultural da empresa. 

Também é necessário trazer uma resposta aos candidatos que enviam o currículo a vagas que no momento estão indisponíveis. Sugira os canais em que eles podem acompanhar a abertura de vagas e agradeça pelo interesse em integrar a equipe. Se houver um banco de dados em que o currículo ficará disponível para consulta sem exigir o reenvio, informe ao candidato. 

  • Modelo 01

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Agradeço pelo interesse em trabalhar conosco. 

Em nome do departamento de RH informo que, no momento, não estamos com vagas abertas para esta função. 

Recomendo que nos siga em nossas redes sociais [link das redes sociais] onde divulgamos as oportunidades mais recentes. Seu currículo já consta em nosso banco de dados e ficará disponível para consultas. 

Desejo sorte em sua trajetória profissional e, quem sabe, logo não estejamos trabalhando juntos?

Abraço,

[Assinatura de e-mail] 

Se o candidato for aprovado após o envio do currículo e avançar pelas etapas de recrutamento, o modelo de feedback a seguir pode ser encaminhado:

  • Modelo 02

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Tenho uma boa notícia! Após análise do seu currículo, você foi pré-selecionado (a) para seguir em nosso processo seletivo para a vaga [inserir o nome da vaga]. Para isso, solicito que preencha mais algumas informações através do link a seguir: [inserir o link]

O prazo para preenchimento é até xx/xx, às xxhxx. 

Qualquer dúvida, fico à disposição. Boa sorte!

[Assinatura de e-mail] 

Após a análise do currículo e do preenchimento de mais informações, o ideal é realizar uma entrevista, seja online ou presencial. 

  • Modelo 03

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Estamos quase lá. Agora que já temos um material mais completo, queremos te conhecer melhor e alinhar as expectativas em um bate-papo. 

Podemos contar com a sua presença no dia xx/xx às xxhxx?

[inserir link da conversa ou o endereço presencial]

Responda este e-mail em até 24h para confirmar o agendamento. 

Nos vemos em breve. 

[Assinatura de e-mail] 

Nem sempre a resposta será positiva, então também precisamos de um modelo de feedback quando houver a desaprovação do teste ou entrevista. Neste momento é bom inserir algum aspecto que possa personalizar a mensagem e até orientar o candidato, como cursos de aperfeiçoamento que sejam essenciais à vaga. 

  • Modelo 04

Olá [nome do candidato (a)], tudo bem?

Neste momento, optamos por não dar sequência à sua candidatura à vaga [nome da vaga]. Agradecemos por seu interesse em integrar nossa equipe e fazer parte da empresa. 

Quem sabe, em uma próxima oportunidade, possamos seguir juntos. Boa sorte. 

[Assinatura de e-mail] 

Se o feedback for positivo e você contar com uma solução de admissão digital, é só encaminhar o modelo de texto abaixo e o link para preenchimento:

  • Modelo 05

Parabéns, [nome do candidato (a)] 🎉

Valeu a pena passar por cada etapa ao seu lado e chegou o momento de comemorar juntos! Seja bem-vindo (a) à empresa. 

Envie os documentos solicitados através de nossa plataforma de admissão digital com toda a segurança: [link da solução de admissão digital]

Nos falamos em breve e sigo à disposição. 

[Assinatura de e-mail] 

A tecnologia tem sido fundamental para obter um RH estratégico, por isso, conte com a Colabbe e a expertise de quem tem cases de sucesso em grandes players do mercado. Seja para modelos de feedback ou para outras etapas do processo de admissão, nossa contribuição fará a diferença em sua rotina. Solicite um teste aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *