4 fatores para apresentar às lideranças na hora de convencê-las a adquirir um software de admissão digital

Mesmo com a disrupção digital impactando negócios e economias pelo mundo, muitas empresas permanecem relutantes ao adotar processos inovadores. Confira nesse artigo quais fatores você – profissional de RH – deve apresentar às lideranças na hora de convencê-las a adquirir um software de admissão digital.
Nos últimos anos a ruptura digital seguida da pandemia e muitos outros desafios econômicos causaram mudanças drásticas no mundo dos negócios. Esse impacto foi sentido em todas as áreas corporativas. Muito se espera das metamorfoses pelas quais passará o setor de Recursos Humanos: O futuro do RH é estratégico.
Anteriormente o RH tinha uma função meramente operacional e burocrática. Para realizar tarefas manuais como organizar a documentação dos colaboradores, processos de recrutamento e seleção de novos talentos muitas vezes era necessário aguardar entrega de documentos, agendar entrevistas, homologações e demais processos, o que gerava ainda mais morosidade em sua execução.
Esse artigo também busca esclarecer aos próprios profissionais do setor que – ao contrário do que muitos pensam – os softwares de recrutamento não se tratam de ameaças que possam vir a substituí-los futuramente. Muito longe de ser verdade, essas plataformas digitais surgiram justamente para auxiliá-los em processos que antes eram burocráticos e morosos, otimizando tempo e aumentando a produtividade.
O que seria um software de admissão digital?
Softwares de admissão digital são plataformas adotadas com o objetivo de otimizar processos, tempo, registros e acompanhamento de informações acerca do Departamento Pessoal, envio de documentos onboarding de talentos, customização, até a integração ao sistema de assinatura eletrônica de todos os documentos admissionais.
A adoção desses softwares faz com que o RH tenha sua eficácia no processo de recrutamento e seleção potencializada e automatizada, suas aplicações sejam seguras e o levantamento de dados mais assertivo. Desse modo, a gestão pode se dedicar a funções mais estratégicas, focadas no desenvolvimento das pessoas e do negócio.
Mesmo com a disrupção digital impactando negócios e economias pelo mundo, muitas empresas permanecem relutantes ao adotar processos inovadores. Confira conosco quais fatores você – profissional de RH – deve apresentar às lideranças na hora de convencê-las a adquirir um software de admissão digital.
1. Analise a necessidade
A contratação de um software de admissão digital leva tempo e demanda orçamentos. Ao apresentar seus argumentos levante os pontos negativos existentes ao adotar um gerenciamento obsoleto (a forma de admissão tradicional, por exemplo, pode levar de 15 dias a 1 mês para ser concluída, enquanto um software de admissão digital pode reduzir esse tempo em até 80%), além do risco de perda dos dados armazenados, dificuldade em analisar dados de forma ágil e assertiva, etc. Tente também estipular prazos para a urgência da implantação de uma nova ferramenta.
2. Apresente informações de fonte confiável
Ao utilizar softwares especializados é possível assegurar informações armazenadas, analisar dados com rapidez e eficácia, aumentar a produtividade no setor graças à melhor gestão do tempo, facilitar a triagem de currículos e perfis condizentes com a identidade cultural da empresa, reduzir o índice de turnover, etc.
Procure por depoimentos de empresas que aderiram à softwares de admissão digital e apresente as vantagens obtidas.
3. Basear a argumentação em números e dados
Baseie sua argumentação em dados concretos que apontem melhoria na imagem da empresa (tanto pelos colaboradores quanto externamente), redução de turnover, otimização de tempo e custos, etc. Exemplifique com cases de empresas que obtiveram aumento na qualidade de suas contratações e redução de turnover, além de gerar tempo para a equipe investir em atividades estratégicas que possam vir a beneficiar a empresa como um todo.
4. Apresente softwares como referência
O último fator – e mais importante – é saber escolher o software de admissão digital mais apropriado para suprir as necessidades da empresa. Analise a qualidade da plataforma, e verifique se a mesma se alinha com as urgências vividas pelo seu setor, oferecendo atendimento e suporte satisfatórios.
Outros fatores a serem levados em consideração:
Para que as funções de um RH sejam executadas da melhor forma possível é preciso que a ferramenta escolhida entregue todas as funcionalidades que a sua rotina exige e estejam de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), uma vez que os processos relacionados à admissão e desligamento de pessoas lida com documentos e dados pessoais e intransferíveis. Ao apresentar softwares para sua liderança, considere os seguintes fatores:
- Nenhuma empresa é igual, cada uma possui suas particularidades e distintas exigências. Isso torna essencial que a ferramenta escolhida atenda a todos os objetivos e à imagem que a empresa deseja passar aos colaboradores e clientes em geral.
- Procure por softwares compatíveis com os demais sistemas que sua empresa utiliza, ou que venham a ser compatíveis com sistemas adotados futuramente. A digitalização da admissão envolve outras atividades (como o recrutamento, seleção, qualificação com o sistema e-social, integração de onboarding, etc.). Para que nenhuma informação se perca, verifique se a ferramenta de admissão digital contratada possui APIs de integração.
As empresas que ainda realizam sua gestão de RH manualmente já são consideradas obsoletas, pois softwares de admissão digital – o da Colabbe, por exemplo – se provaram eficazes na otimização de tempo, segurança de dados, análise de dados assertiva e rápida, o que facilita a continuidade de processos ainda que em home-office e sem a necessidade do candidato deslocar-se para entrega de documentos e/ou demais etapas de seleção, o que melhora a imagem externa da empresa, reduz o índice de turnover (graças à melhor seleção de candidatos), além da redução de custos.
Abraçar a inovação digital em qualquer área de atuação é um grande diferencial. Toda a empresa acaba se beneficiando dessa prática, uma vez que o engajamento pessoal e a produtividade aumentam exponencialmente. Uma empresa referência em talentos começa com boas escolhas! Fale com um de nossos consultores.
Deixe uma resposta