< voltar

Quais os impactos da LGPD no RH? Confira agora!

Com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) veio uma grande mudança na forma como dados pessoais são tratados. 

A nova regra provoca uma reforma nas empresas. Alguns setores são diretamente impactados, como o setor de RH, que lida exclusivamente com a coleta, armazenamento e conservação de dados.

O descumprimento causa penalidade grave que pode chegar até 50 milhões de reais.

Cabe aos profissionais do RH se atualizar e repassar a informação para as empresas, assim estará ajudando todos os setores a se manterem dentro da lei.

Portanto, leia o conteúdo a seguir e entenda: o que é a LGPD, as novas regras no setor de RH, quais as mudanças a serem implementadas e como a tecnologia pode minimizar o impacto da lei no recrutamento e seleção.

O que é a LGPD ?

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada com o objetivo de combater crimes e fraudes online, entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020 trazendo desafios para os gestores de RH.

O Brasil, após registrar perdas de até 10 bilhões por ano, motivada por crimes virtuais, sancionou esta lei para proteger dados. Agora, os gestores de RH são responsáveis por garantir a preservação dos dados e a exclusão, mediante a solicitação do titular.

O setor de RH precisa se adequar há uma nova forma de armazenamento, proteção e conservação de documentos, essa adaptação requer a atenção e dedicação de toda a equipe.

Novas regras no RH

Veja quais são as novas regras exigidas pela LGPD a serem aplicadas no setor de RH:

  • Privacidade: dados só podem ser usados mediante o consentimento do proprietário;
  • Proteção de dados: o banco de dados da empresa deve ser protegido a todo custo;
  • Termos de privacidade: devem ser de fácil compreensão;
  • Penalidade: descumprimento gera penalidade de até R$50 milhões de reais;

Essas novas regras mudam a forma como eram realizados os processos de admissão. Como os profissionais podem lidar com esse desafio? A seguir veja as mudanças que devem ser implementadas.

Mudanças a serem implementadas

A LGPD abrange a proteção de dados dos funcionários e como é tratada a informação pessoal desses colaboradores. 

O impacto gerado pela nova regra impulsiona o setor de RH a se atualizar e implementar uma nova maneira de trabalhar, a lei exige transparência total e deixa uma grande responsabilidade nas mãos desses profissionais.

Portanto, mudanças radicais precisam ser implementadas e cabe aos gestores investirem em tecnologias que vão auxiliar o processo, assim como gerenciamento, segurança de dados e o treinamento da equipe para o cumprimento da lei.

A atenção com o armazenamento, preservação e conservação são redobrados, veja a seguir algumas práticas indispensáveis para os profissionais de RH se manterem dentro da legislação vigente.

Coleta e organização de dados

Revisar o processo de coleta e organização de dados deve ser a primeira tarefa a ser realizada.

A lei exige a total transparência da empresa com o uso de dados, todos os colaboradores devem autorizar a coleta de dados. É de direito do titular ser comunicado como será utilizado e qual será o destino das suas informações, esse processo envolve a necessidade de um termo de consentimento.

Armazenamento de dados

É preciso definir quem será o responsável pelo acesso ao banco de dados, investir em sistemas de segurança eficazes e realizar o treinamento dos colaboradores para que todos sigam as novas regras. Essas ações vão minimizar os erros e garantir um processo transparente.

Proteção de dados

Os gestores responsáveis devem se encarregar de reformular esse processo unindo-se ao setor de TI para encontrarem uma solução que traga mais proteção aos dados coletados.

Apesar do cenário parecer assustador pode ser muito simples, a tecnologia entra como grande aliada desses profissionais, facilitando a gestão e proteção dos dados. No tópico a seguir veja o quanto pode ser descomplicado agir dentro da nova lei usando a tecnologia a favor do setor de RH.

A tecnologia diminui os impactos no RH

Tecnologia aplicada no RH diminui os riscos de penalização pelo descumprimento da lei vigente. É inegável o uso de ferramentas adequadas para ajudar gestores a ter as informações que precisam no dia a dia e proteger os dados, uma vez que simplifica o novo processo exigido pela LGPD.

Essa mudança une o setor de RH e TI que devem trabalhar juntos nas mudanças de políticas internas e processos de confidencialidade. 

Para ajudar toda a equipe a iniciar essa mudança, conheça a tecnologia que garante diminuir o impacto sofrido no processo de recrutamento e seleção, a Admissão Digital.

Admissão digital aumenta a produtividade do RH

A admissão digital é um software que veio para agilizar o processo burocrático enfrentado pelo profissional de RH na hora da admissão e gestão de documentos. 

Dispensando materiais físicos e muita papelada, a admissão digital é a nova forma de se manter dentro da LGPD evitando penalizações e garantindo maior produtividade e segurança.

O tempo gasto e a burocracia diminuem pela metade, pois, essa tecnologia automatiza o procedimento interno auxiliando o profissional a acompanhar e verificar o processo de admissão em tempo real.

Além disso, minimiza a perda e desvio de documentos, a Admissão Digital se trata de uma solução inteligente disposta a facilitar o trabalho de todo o setor.

O conteúdo esclareceu quais mudanças precisam ser colocadas em prática e a importância dessa nova forma de cuidar dos dados? Se deseja conhecer outras soluções eficazes para o setor de RH, confira os posts do nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *