< voltar

Como humanizar o RH e mantê-lo tecnológico?

Vimos uma explosão sem precedentes na tecnologia de RH nos últimos 5 anos ou mais. 

Soluções que potencialmente resolvem todos os problemas concebíveis dentro do amplo espectro de Recursos Humanos – recrutamento, integração, gestão de desempenho, engajamento de funcionários, reconhecimento, gestão de talentos – a lista continua. 

As possibilidades são infinitas quanto ao sucesso dessas tecnologias emergentes em gerar valor de negócios para organizações em todo o mundo.

Ainda assim, com toda essa tecnologia boa vem uma observação básica, ou desafio, que pode impactar a capacidade das organizações de maximizar seu valor, as pessoas! 

Nenhuma dessas excelentes tecnologias nos fará bem se não garantirmos que os funcionários permaneçam na vanguarda do negócio.

Tecnologia em gestão de recursos humanos o que faz?

A tecnologia em gestão de recursos humanos simplificou os processos de negócios, abriu as comportas para acessibilidade de dados, conectou instantaneamente as pessoas, independentemente da geografia, e promoveu a personalização da experiência do usuário – estamos conectados a qualquer hora, em qualquer lugar e usando nossos dispositivos de escolha, de smartphones, tablets a laptops.

Os efeitos desses avanços são extremamente positivos e vantajosos para gerar valor e resultados de negócios. 

Por outro lado, também estamos vendo uma tendência em que a adoção da tecnologia substituiu de alguma forma a interação humana face a face. 

Em vez de ir até a mesa de um colega, enviamos um e-mail. Não quer falar ao telefone? Envie uma mensagem. 

O impacto? Uma desumanização do local de trabalho – um excesso de confiança e dependência da tecnologia para facilitar as interações das pessoas.

Como humanizar o RH?

Hoje, os líderes de RH podem ajudar a humanizar a organização liderando a jornada para a construção de um mundo de trabalho que combina estratégias voltadas para negócios e estratégias de relacionamento para o sucesso.

Para tornar seu setor mais humano, implemente as medidas abaixo:

  • Crie incentivos humanizando a organização, como recompensas; 
  • Invista em atividades de aprendizagem que sejam divertidas;
  • Criar canais de comunicação abertos para todos;
  • Incentive a atividade física, o bem estar e lazer, conectados a sistemas de RH;

Essas são algumas medidas que vão ajudar a tornar o setor mais humano e capaz de envolver os colaboradores na cultura organizacional. 

A humanização do RH diminui os prejuízos de uma empresa, como o turnover, entenda mais o que é.

O que é turnover?

O turnover é a taxa de rotatividade dos colaboradores em determinado período de tempo.

O desligamento de um colaborador sempre gera custos, pois, há as verbas rescisórias, férias a pagar e outros valores referentes ao desligamento. 

O prejuízo maior para organização é que aquele colaborador que se desenvolveu na organização, muitas vezes recebeu treinamentos e levou tempo até obter um desempenho satisfatório.

Quando ele sai da empresa, é necessário contratar outro colaborador, fazer o processo de recrutamento, treinamento e alinhamento com os valores e missões da empresa novamente.

Isso gera custos.

Como diminuir as taxas de turnover?

A humanização do RH é capaz de diminuir as taxas de turnover e manter os colaboradores motivados a se desenvolver dentro daquela empresa, uma organização que valoriza seus profissionais mantém o seu sucesso.

Há diversos motivos pelos quais as taxas de turnover podem estar alta, temos um artigo explicando tudo sobre o tema, veja aqui: Turnover: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Conclusão

É totalmente possível humanizar o RH e mantê-lo tecnológico, uma vez que a tecnologia de RH vai ajudar os profissionais a implementar estas medidas com facilidade e, ainda, analisar o nível de engajamento dos colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *