Admissão de funcionários – 8 erros comuns na atração

Entender os 8 erros comuns na atração e admissão de funcionários auxilia a empresa a reduzir riscos e custos com a má contratação.
Essas ações afetam negativamente o processo de contratação e causarão mais dores de cabeça à medida que é preciso explicar à gerência por que a nova contratação não deu certo.
Evite estes erros:
1. Contratação muito rápida ou muito lenta
Quando as empresas precisam de novos colaboradores para acompanhar as demandas crescentes ou para preencher as vagas, estão propensas a cair no erro de pular as etapas essenciais.
Conduzir entrevistas, verificar referências e avaliar as qualificações são ideais para a escolha do novo colaborador.
Por outro lado, alguns líderes demoram muito para contratar alguém, com uma equipe limitada, geralmente há pressão para esperar pela pessoa perfeita.
Embora seja necessário procurar com inteligência por um novo funcionário, esperar incessantemente por um candidato ideal pode sufocar a produtividade da equipe.
2. Não destacar a cultura da empresa
Um dos maiores erros no processo de aquisição é não avaliar se o candidato conseguirá se adaptar à cultura da empresa.

Isso pode ser um grande diferencial para os candidatos e é, especialmente, importante quando é preciso encontrar talentos em um setor ou função competitiva.
Aconselhamos que reserve um tempo para considerar os incentivos que a empresa pode oferecer aos funcionários e cumpra sua palavra.
3. Criar uma descrição de trabalho incompleta
Encontrar o talento ideal começa sabendo o que a empresa precisa.
Aprenda a criar um anúncio de emprego que descreva as qualificações e experiências desejadas, apresente um retrato claro do que o cargo implica e dê uma noção precisa da cultura do local de trabalho.
Peça o que é indispensável e seja transparente sobre as necessidades da empresa!
Desta forma é possível atrair um grupo de candidatos que atendam as necessidades da organização e contar com uma base sólida de informações para escolher os candidatos.
4. Não enviar feedback

Um erro muito cometido pelos profissionais é não dar feedback, e muito menos para os candidatos rejeitados, o que prejudica a visão da empresa.
Embora o profissional possa ficar tentado apenas a obter feedback das contratações bem-sucedidas, também deve coletá-lo dos candidatos rejeitados.
O feedback do candidato é fundamental, pois guardam informações capazes de aprimorar o processo de admissão e oferecer uma experiência personalizada aos candidatos posteriores.
5. Publicar vagas nos mesmos lugares ou em todos
Um dos erros mais comuns que um recrutador comete é continuar postando suas vagas nos mesmos locais antigos ou no desespero para encontrar candidatos, postar em todos os lugares.
O mesmo local geralmente atrairá o mesmo tipo de candidato, continuamente.
Nem todos os canais de promoção de empregos vão atrair o perfil de candidato que sua empresa deseja.
É preciso analisar o perfil do candidato ideal e anunciar a vaga no canal visitado por este perfil.
6. Não envolver outros membros da equipe
Freqüentemente, os recrutadores usam a mesma requisição antiga usada para contratar o último funcionário.

O que eles não percebem é que a função ou as habilidades exigidas podem ter mudado.
Esses requisitos adicionais não serão listados em sua requisição e, portanto, sua descrição de trabalho pode atrair o público errado.
Isso geralmente ocorre quando o RH ou os recrutadores trabalham isoladamente, não trabalhando próximos o suficiente dos gerentes de contratação e da equipe.
Muitas das vezes não os consultam sobre as funções reais do trabalho e as preferências de um candidato.
Isso torna o processo de contratação mais caótico e demorado do que o necessário.
7. Negligenciar as redes sociais
Com muitas empresas usando plataformas como Facebook e Instagram como ferramentas de marketing, uma presença fraca na mídia social pode realmente prejudicar sua empresa – e as pessoas nela.
Alguns podem argumentar que a única coisa pior do que não ter uma presença nas redes sociais é ter uma conta que não é atualizada regularmente.
Uma linha do tempo do Twitter que foi negligenciada desde 2012 sugere aos candidatos em potencial que, como marca, você é preguiçoso, não interage com os clientes e está fora de contato – três coisas pelas quais você definitivamente não quer ser conhecido se você deseja atrair os melhores talentos.
Outra função importante da mídia social é a de atrair candidatos para processo seletivo.

8. Não introduzir a tecnologia no processo de admissão
Agilizar o processo de admissão do candidato é muito importante para os gestores de RH e também para quem vai se tornar o novo colaborador.
O processo de contratação online oferece muitas vantagens tanto para empresa quanto para o candidato.
O software de Admissão Digital agiliza os processos de RH passando boa impressão para o candidato e facilitando o dia a dia do RH diminuindo a burocracia e demora na contratação, o que pode fazer o candidato desistir da vaga.

Conclusão
Agora que você já sabe os erros mais comuns na etapa de admissão e atração de funcionários, previna-se e evite problemas para a organização.
Quando falamos sobre evitar erros, é interessante otimizar o processo seletivo com as tecnologias de RH.
Dessa forma, a empresa consegue aumentar a eficiência do recrutamento e garante os melhores profissionais do mercado.
Deixe uma resposta