< voltar

6 dicas de livros para gestores de RH

6-dicas-de-livros-para-gestores-de-rh

Atualizar o conhecimento potencializa a carreira do profissional de RH e o faz superar os desafios com mais propriedade.

Buscar atualização em todas as áreas de conhecimento é essencial, mas quando falamos sobre Recursos Humanos, ele representa uma necessidade diária. Fica nítido quando alguém permanece estagnado no aprendizado, pois novas tecnologias, processos e ferramentas surgem a todo instante. O trabalho do profissional de RH exige dedicação total e se aprofundar em cursos, webinars, livros, documentários e outros materiais permite a detecção de soluções aos desafios que são inerentes ao ramo. 

Mesmo que no momento você não possa investir em tantos livros, não deixe de avançar na atualização. Muitos conteúdos gratuitos estão disponíveis na internet e atingem o objetivo, ensinando muito sobre liderança, gestão de pessoas e resultados estratégicos.

Para otimizar seu tempo investido na caça aos tesouros, separamos uma lista com 6 livros cuja leitura é recomendada aos gestores de RH e profissionais que almejam alcançar outro nível de conhecimento em sua carreira. Aproveite para incrementar nossa lista nos comentários, seja através da indicação de livros, filmes e outros conteúdos, desde os básicos até os mais avançados, para dar um up na produtividade dos colegas. Boa leitura!

1. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

O livro retrata a batalha ininterrupta do equilíbrio dos sentimentos, na vida pessoal e profissional, reforçando o quanto o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Nos casos em que o desequilíbrio impera, carreiras com potencial são arruinadas. 

Dividindo a mente entre emocional e racional, traz o rigor científico à experiência do autor como psicólogo, mostrando a capacidade de se preparar frente às adversidades. Ao contrário do que possa subentender-se, é possível aprender a lidar com situações desfavoráveis e, mais ainda, trabalhar de modo a desenvolver uma inteligência emocional. 

inteligencia-emocional

2. Primeiro, Quebre Todas as Regras (Marcus Buckingham e Curt Coffman) 

Baseado no “maior estudo de seu tipo, realizado em todos os lugares”, a obra explora a dificuldade das empresas em adquirir uma vantagem competitiva através de produtos ou serviços. Resta, então, o capital humano e é aí que o profissional de RH é decisivo nos processos. 

A capacidade de inovar e se reinventar é que gera um resultado de sucesso, visto que ele não pode ser mensurado apenas em números, embora índices sejam relevantes, como produtividade, lucratividade, retenção de funcionários e satisfação do cliente. Se formos elencar o protagonista do livro, certamente será o colaborador, foco do trabalho de RH. Quem lê, garante vários insights no cotidiano. 

primeiro-quebre-todas-as-regras

3. A Quinta Disciplina (Peter Senge)

Sugerindo uma visão sistêmica da vida, ele trata da importância de criar um ambiente de aprendizagem dentro das empresas. De acordo com a linha de pensamento do autor, o resgate à capacidade de enxergar o mundo como um sistema de forças entrelaçadas e relacionadas entre si, possibilita aos indivíduos colocar objetivos mais altos, elevando também os padrões de raciocínio, inclusive, em grupo. 

As disciplinas que convergem, embora sejam tratadas individualmente, são domínio pessoal, modelos mentais, objetivo comum, aprendizado em grupo e o raciocínio sistêmico (que dá nome ao livro). Ele é considerado o alicerce da organização que aprende e indispensável para que as outras disciplinas funcionem em harmonia.

a-quinta-disciplina

4. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Jeff Sutherland)

Buscando produtividade para você e sua equipe? Essa leitura é indispensável para entender como o método scrum é aplicável a qualquer área de uma empresa. Ele permite organizar melhor os projetos e equipes, otimizando a produtividade dos projetos. 

Desde a origem da metodologia até aplicações práticas, o livro inspira profissionais. Com capítulos provocadores como “O desperdício é um crime” e “Planeje a realidade, não a fantasia”, se tornou um livro de cabeceira para muitas pessoas. Caso ainda não tenha colocado em sua lista de prioridades a leitura desse título, programe-se para devorar o conteúdo.

scrum-a-arte-de-fazer-o-dobro-do-trabalho-na-metade-do-tempo

5. Um Novo Jeito de Trabalhar (Laszlo Bock)

Novas gerações exigem adaptações, especialmente com a entrada desses indivíduos no mercado de trabalho. Visando elucidar esse novo desafio, o livro escrito por Laszlo Bock, Vice-Presidente de Operações e Equipes do Google, mostra o que a gigante da internet fez e faz de diferente para ser uma das empresas mais criativas e bem sucedidas do mundo.

O foco é a atração e retenção de talentos, proporcionando o desenvolvimento pessoal e profissional, alcançando o sucesso. Ao ler você terá muitos exemplos práticos de ações que melhoraram o desempenho e satisfação dos googlers.

um-novo-jeito-de-trabalhar

6. Equipes 100% Energizadas (Heike Bruch)

Manter a equipe com a energia sempre em alta é um desafio a ser vencido com alguns macetes que você já conhece (e esperamos que esteja praticando). Líderes têm esse papel de potencializar o alto desempenho de uma organização e isso começa com a identificação de energias negativas que afetam a conquista do objetivo. 

Outro ponto de reflexão é que quando aproveitamos todo o nosso potencial para atingir metas com altos níveis de paixão, agilidade mental e esforço, somos significativamente mais inovadores e crescemos mais rápido.

equipes-100-energizadas

Agora chegou o seu momento Colabbe! Compartilhe nos comentários qual desses livros você já leu e recomenda aos profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *