< voltar

Desejando boas-vindas ao novo colaborador

novo-colaborador

Não há nada que aqueça mais o coração do que ser bem recebido e se sentir especial. E-mails de boas-vindas são uma peça chave para construir uma boa relação com o novo colaborador de uma empresa e motivá-lo ainda mais ao novo cargo. Pode parecer que não, mas esse simples gesto tem grande impacto, além de mostrar o quanto a empresa se preocupa com seus funcionários e dedica seu tempo a eternizar esse momento.

Pense em como foi seu primeiro dia na escola ou em uma nova cidade, onde você não conhece o ambiente e as outras pessoas. Os primeiros dias são sempre carregados de ansiedade ou inseguranças, que fazem parte do processo de experimentarmos ou fazermos algo novo pela primeira vez. E no ambiente de trabalho não poderia ser diferente, ainda mais por envolver a carreira do funcionário e seus planos para o futuro. Você que está lendo, lembra-se do seu primeiro dia de trabalho no emprego atual? 

As primeiras impressões influenciam muito na integração do colaborador, por isso a importância de um processo que faça com que ele se sinta incluído e valorizado. Muitos gestores e empresários diversas vezes não dão atenção para o início da jornada de um novo funcionário e acabam não fidelizando o mesmo, o que futuramente pode vir a ser motivo de conflitos e transtornos.

Quer saber como elaborar um e-mail de onboarding para seus funcionários e quais os benefícios? Continue a ler esse artigo. 

O que é um e-mail de boas-vindas?

Um e-mail de boas-vindas é a comemoração de um momento especial. E sem sombra de dúvidas, gera grande felicidade em quem está recebendo/lendo. É uma ótima forma de fazer com que o novo colaborador sinta que foi acolhido e que tomou uma ótima decisão ao ingressar no quadro de funcionários de sua empresa. Aproveite o momento oportuno para fazer seu endomarketing e passar para ele alguns valores da corporação. 

Ninguém mais qualificado para fazer essa abertura de comunicação do que o profissional do RH que lida diariamente com os funcionários da empresa e entende suas necessidades. Ele saberá passar a mensagem de uma forma que faça o colaborador sentir-se especial. É importante mostrar ao funcionário que ele será bem recebido na empresa, mas você também pode usar esse e-mail de forma estratégica para mostrar seus objetivos e metas, estimular e criar uma imagem amigável para a empresa. 

Pesquisas feitas apontam que e-mails de boas-vindas são muito eficientes dentro de uma empresa. Porém, eles ainda não caíram no gosto de muitas empresas (menos de 50% usam a ferramenta) e algumas ainda não aprenderam como usá-lo de forma que incentive e impacte positivamente os profissionais. 

Qual a importância de dar as boas-vindas ao funcionário?

Quando dizem que a primeira impressão é a que fica, não é mito. A partir dela, nosso cérebro forma nossas reações acerca de determinado local ou pessoa. Isso funciona também para as impressões que o funcionário tem da empresa, podendo fazer com que ele veja seu local de trabalho como acolhedor ou hostil. 

O e-mail de boas-vindas vai funcionar como a primeira imagem que o novo colaborador tem da empresa. Qual vai ser a imagem que você vai querer passar para o seu novo funcionário? Busque sempre construir impressões positivas

Como escrever um e-mail de boas-vindas? 

E-mails de boas-vindas devem ser curtos e diretos. Pense em textos simples e claros que transmitam ao colaborador que você está feliz em recebê-lo. Utilize imagens e vincule links importantes da empresa. 

Listamos aqui alguns exemplos de como começar a escrever um e-mail:

  • ‘‘Em nome de todos aqueles que agora serão seus colegas e com quem compartilhará a rotina de trabalho, a empresa X gostaria de lhe dar as boas-vindas… ’’
  • ‘‘Ficamos felizes em ter você a bordo!’’
  • (Nome do funcionário), que bom que você agora faz parte da nossa empresa!’’
  • ‘‘Bem-vindo à empresa X! Esperamos que se sinta em casa. ’’
  • ‘‘É oficial, (nome do colaborador)!! Agora você faz parte do grupo de colaboradores da empresa X.’’ 
  • ‘‘Sua jornada começa agora!!’’
  • ‘‘Estamos felizes em ter você, (Nome do funcionário)!!’’
  • ‘’Boa decisão. Bem vindo à nossa família! 😊’’

Com base nesses exemplos de e-mail, você pode personalizar e acrescentar informações que transmitam para o funcionário um pouco dos ideais e da imagem que você deseja passar da empresa. Você ainda pode apostar em um recadinho ou em vincular um vídeo feito pelo CEO/recrutador. 

Fugindo um pouco do assunto e-mail, outra técnica que vem sendo bastante usada para dar as boas-vindas aos funcionários por empresas como Netflix, iFood e Nubank, são os kits personalizados da empresa, estejam os colaboradores atuando presencialmente ou home office. 

Invista em bolsas, canecas, garrafinhas, canecas personalizadas ou outros itens que estejam correlacionados com o que é produzido na empresa ou serviço prestado e entregue para o funcionário em seu primeiro dia como uma forma de mimo/agradecimento. Podemos ver em redes sociais como Twitter e LinkedIn o quanto isso motiva os funcionários que ainda acabam postando e atraindo novos possíveis talentos para a empresa. 

Partiu redigir esse e-mail? A Colabbe orgulha-se em fazer parte da jornada de sucesso de integração entre RH e empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *