< voltar

Contratações temporárias: saiba como se preparar para a Black Friday!

Um dos dias mais esperados do ano está chegando. É movimentado, é rápido e é uma oportunidade para empresas e consumidores. A data, muito popular nos Estados Unidos, também se tornou uma das mais esperadas para os brasileiros, devido às boas promoções do varejo.

O forte movimento no comércio traz ótimos lucros. Segundo estudo realizado pela Neotrust, a Black Friday de 2021 registrou um faturamento de R$ 4 bilhões, na sexta-feira, provenientes das vendas online, realizadas naquele dia.

Para o ano de 2022 as expectativas também são altas. Dados da pesquisa do Mercado Pago apontam que 78% dos consumidores pretendem gastar mais do que na edição de 2021. O estudo destaca, ainda, que 8 em cada 10 dos entrevistados planejam gastar até R$ 2 mil.

A expectativa de um alto movimento traz uma questão importante: será que sua equipe atual é capaz de atender à demanda da Black Friday? Para garantir a qualidade do atendimento, o ideal é aumentar a equipe temporariamente. 

Entenda, neste artigo, como as contratações temporárias de pessoal para a Black Friday podem ajudar.

Por que fazer contratações temporárias?

A alta nos preços tem motivado cada vez mais os consumidores a buscar promoções. Por isso, o dia 25 de novembro – data reservada para a Black Friday neste ano – é muito esperado.

Ou seja, é um período em que há um aumento considerável de clientes, por isso, estar preparado para esse momento é essencial para garantir que não haja perda de vendas. Além disso, é comum a adoção de horários especiais de atendimento durante a Black Friday.

Sendo assim, aumentar sua equipe é fundamental para:

  • Atender à demanda de clientes;
  • Oferecer um atendimento consultivo de excelência;
  • Garantir a entrega dos produtos no prazo correto;
  • Auxiliar no controle do estoque de mercadorias.

Com a chegada do fim de ano, é muito comum que,nessa época, a demanda de produtos aumente. Por isso, as contratações temporárias também são feitas para aumentar a capacidade de produção das empresas.

Dicas para se preparar para a Black Friday

Organizar a casa é importante para que a Black Friday seja um momento lucrativo e atraia novos clientes. Confira algumas dicas de como se preparar para o grande dia!

Planejamento

A Black Friday está chegando, mas ainda dá tempo de se organizar, preparar um cronograma detalhado, e evitar imprevistos. Neste planejamento, você pode incluir:

  •  Ações voltadas para o marketing e a divulgação das ofertas;
  • Definição de práticas para auxiliar na organização interna;
  • Adoção de uma ferramenta de gestão para organizar o estoque.

Aproveite este momento, também, para se preparar financeiramente  para contratações temporárias. Isso porque em época de Black Friday não existe excesso de pessoal, é preciso garantir que todos os clientes serão bem atendidos

Já pensou lidar com 50 clientes e ter somente 5 atendentes, a conta não fecha, né? Por isso, para evitar a perda de clientes, aumente sua equipe!

Treine sua equipe

É comum que o varejo e o e-commerce contratem colaboradores temporários para a equipe de vendas em datas sazonais. Mas, de nada adianta aumentar o time e não capacitá-lo.

Por isso, invista em treinamentos intensivos para preparar o seu time de vendas. Os profissionais precisam conhecer os produtos em profundidade, as vantagens das promoções e, principalmente, oferecer um atendimento humanizado com empatia, gentileza e simpatia. 

Dica: reúna a equipe comercial e crie simulações de vendas que auxiliem os novos integrantes, preparando-os para o atendimento em qualquer data, inclusive quando a Black Friday chegar.

Priorize a segurança dos clientes

O dia de produtos com grandes descontos pode fazer com que os consumidores fiquem ansiosos para garantir seus produtos. Nesse sentido, é comum se deparar com  grandes filas nas lojas. Para evitar tumultos e incidentes no empurra-empurra dos consumidores em busca do melhor produto, você deve estar preparado.

Para isso, é válido adotar práticas como:

  • Organizar a entrada dos clientes em filas;
  • Ter uma equipe na entrada da loja, para garantir que os clientes serão orientados;
  • Treinar sua time para eventuais emergências, como para o caso de algum cliente passar mal, por exemplo.

Foque na experiência do cliente

A Black Friday é uma oportunidade de conquistar novos clientes, por isso invista em meios que atraiam novos consumidores. Lembre-se:  a experiência do cliente define se ele irá voltar ou não.

Por isso, busque ir além: ofereça mais do que bons preços ou promoções. Nesse sentido, vale cuidar de todas as etapas da experiência de compra: se atente ao atendimento, prazos de entrega e foque no pós-venda, fornecendo suporte aos seus clientes.

Invista no omnichannel

Vivemos em uma era digital, e por que não aproveitar todas as oportunidades que ela oferece? Então, vá além do atendimento somente em lojas físicas. Aproveite para usar outros canais para divulgar as promoções da Black Friday, como as redes sociais, e-mail marketing, telemarketing, entre outros. 

Além disso, deixe  sua loja virtual mais simples, intuitiva e amigável, com funcionalidades práticas e transações rápidas. Muitas pessoas preferem evitar filas e comprar on-line. 

Caso ainda não tenha uma loja virtual exclusiva para  sua marca, você pode optar por inserir promoções em marketplaces – sites que reúnem centenas de produtos, funciona quase como um shopping virtual.

Contratações temporárias: como simplificar o processo?

 Geralmente, as contratações temporárias são feitas por meio de contratos intermitentes. Nessa modalidade,  o trabalhador presta serviços de maneira não contínua, isto é, há uma alternância entre a realização de atividades e períodos de inatividade.

A modalidade está prevista na Lei 13.467/17, e tem uma série de normas. Por exemplo, ela determina que a remuneração não pode ser inferior ao valor-hora do salário mínimo. O acordo de trabalho é realizado conforme a demanda do empregador. 

Ou seja, as contratações temporárias são  uma ótima alternativa para o varejo, que possui datas sazonais, marcadas pelo aumento do movimento.

Na hora de realizar as contratações temporárias, a dúvida é: 

Como encontrar bons talentos e agilizar o processo de admissão? Confira algumas dicas que podem te auxiliar!

Recrutamento e seleção

Fazer a seleção de novos talentos não precisa ser uma tarefa demorada e complicada. Conte com a tecnologia a seu favor, usando um software como o HCM da Senior.

Ele automatiza todo o processo de recrutamento. Com a ferramenta, você tem o seu próprio banco de currículos, e ganha agilidade na seleção de talentos. Isso porque o software realiza uma triagem dos candidatos e seleciona apenas os que se encaixam no perfil da vaga.

Admissão digital

Após a seleção do novo colaborador, o RH precisa correr contra o tempo, em um modelo de admissão tradicional. É preciso  pedir cópias dos documentos, digitalizá-los, fazer registro de contrato e entregar todas as obrigações fiscais e trabalhistas.

A boa notícia é que tudo isso pode ficar mais simples com a plataforma de admissão digital da Colabbe, que  traz segurança para todo o processo, otimizando em até 70% a produtividade da contratação. O sistema permite que o novo colaborador  insira seus documentos e preencha os formulários solicitados. E o RH acompanha tudo: os profissionais do setor podem visualizar se tem alguma pendência referente à documentação.

Integração e treinamento

Dedique um tempo para treinar e integrar a nova equipe à atual. Mesmo para as contratações temporárias, fortalecer os laços dos colaboradores que estão iniciando na empresa é fundamental para manter a cultura organizacional forte.

É importante ressaltar que, durante o período de contrato, o colaborador ajuda a construir a imagem da sua empresa. Logo, se ele não realizar um bom atendimento ou não explicar sobre os produtos ao consumidor, é a reputação da sua marca que pode ser prejudicada. Por isso, invista em bons processos de treinamento.

Bom, a Black Friday deste ano promete um bom retorno aos lojistas. Então, se você pretende aproveitar o período para vender mais, precisará ampliar seu time. 

Use a Colabbe para acelerar o processo de admissão das contratações temporárias. 

Com tudo feito digitalmente, você garante agilidade na admissão. Sem demora, sua equipe estará pronta para oferecer um atendimento de excelência ao cliente em uma das datas mais esperadas do ano.

Conheça a plataforma. Solicite agora mesmo um teste gratuito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *