< voltar

Campos customizados Colabbe: a solução que se encaixa em sua rotina

Criação de campos customizados respeita a individualidade do setor de RH na admissão de colaboradores.

Gerar autonomia na pré-admissão tanto para o colaborador quanto para o profissional de RH proporciona mais agilidade em todo o processo. Na plataforma Colabbe, além de encontrar diversos modelos de convites disponíveis para otimizar o trabalho ao admitir um funcionário, disponibilizamos a possibilidade de criação de campos customizados. 

O cadastro de campos customizados na plataforma Colabbe é um dos diferenciais da solução e, com esta flexibilidade, você garante a personalização de acordo com a cultura da empresa, centralizando todas as informações com muita segurança. 

Antes de iniciar a etapa de criação dos campos customizados conforme descrito a seguir, verifique se o campo desejado realmente não existe nos modelos. Ele pode ser um campo nativo e necessita apenas ser habilitado pelo usuário para constar no convite. 

Como utilizar a função campos customizados

Buscou um campo específico ao seu negócio e não encontrou? Não tem problema. De maneira simples, você customiza os campos para promover uma experiência única ao usuário e que atenda suas necessidades na admissão de colaboradores. 

A Colabbe preparou um treinamento em vídeo sobre como cadastrar campos customizados para não ter dúvidas, mas também disponibilizamos o caminho por aqui, afinal, nosso objetivo é facilitar sua rotina. 

Primeiro, confirme o acesso ao menu tecnologia que está localizado no lado esquerdo de sua tela. Por medida de segurança, dentro da plataforma Colabbe disponibilizamos diversos níveis de permissão, então pode ocorrer de um usuário não visualizar o item tecnologia. Se for o caso, solicite ao usuário com nível de acesso superior (administrador) para liberar esta função a você. Feito isso, dê sequência à personalização dos campos. 

Dentro do menu tecnologia, siga para o menu customização e selecione a tela campos. Assim que estiver aberta, utilize o espaço de pesquisa localizado no topo da página para inserir o termo HCM e clique em expandir o termo HCM que aparece como resultado da busca. Encontre o termo Colabbe (antigo onboarding) e clique para expandir o menu. Nesta etapa, é possível visualizar o nome das entidades através das quais será possível editar e customizar os campos desejados. 

Esclarecemos que a criação de campos customizados está relacionada às entidades já existentes, como o item Complementares, geralmente escolhido pelos clientes Colabbe para adicionar novos campos. No menu, os termos estão em inglês, por isso, localize o termo personalComplementary e clique no botão entidade. 

Na nova página, visualize os campos nativos do sistema disponíveis no modelo de convite. Clique em criar um novo campo customizado e preencha as informações requisitadas na etapa (ID do campo, label do campo, tipo do campo – lembre-se de sempre deixar o ativo marcado como sim para que ele apareça na tela). Clique em salvar. 

Pronto, ele aparecerá no menu principal para ser utilizado (assim como excluir ou editar). Uma vez cadastrado no sistema, os campos customizados se tornam visíveis para todos os modelos de convite, em processos de pré-admissão que estão em andamento e para todas as filiais da empresa. 

Quais são os tipos de campos disponíveis? 

Deixar todos os campos abertos para digitação pode gerar muita dúvida, pois o usuário fica perdido, o que atrasa o processo de admissão. Entre os itens customizados disponíveis na Colabbe, estão os tipos de campos e cada um faz referência a necessidades diferentes. 

Por exemplo, se você precisa que na pré-admissão o colaborador insira o horário em que o vale transporte será utilizado, a opção time é a recomendada. Se você precisa que o usuário opte por sim / não, o tipo de campo boolean deve ser o escolhido. Temos ainda os tipos de campo string, integer, double, date (data de início de um curso), datetime, money (inserção de valor em reais), blob (para anexar arquivos, como um certificado), binary e any. 

Informação importante: os campos customizados não são de preenchimento obrigatório, ou seja, eles são opcionais. A orientação do time Colabbe é que o analista de RH confirme se os campos foram devidamente preenchidos pelo colaborador para validar a admissão na plataforma. Em caso de não preenchimento, basta reenviar o convite e solicitar a inserção das informações. 

Para finalizar, compartilhamos uma funcionalidade que é conhecida como pulo do gato por facilitar e muito a rotina do RH: a integração com o campo administração de pessoal da Senior. Para isso, basta criar o ID do campo customizado com o mesmo nome do campo administração de pessoal. Para descobrir, clique no campo, aperte Shift F3 e role até o final da página e ali estará o nome que deve ser inserido como ID do campo. Aqui você confere o passo a passo em uma documentação completa: Integrar campos customizados da Colabbe com o Gestão de Departamento Pessoal

Com o campo customizado cadastrado, o envio do convite para preenchimento pode ser feito via e-mail, WhatsApp e/ou SMS. Como a plataforma da Colabbe é totalmente responsiva, ou seja, se adapta a todas as telas (smartphone, tablet, notebook…), o novo colaborador poderá decidir a melhor forma para realizar o preenchimento das informações solicitadas. 

Esta solução está ao seu alcance. Fale com nosso time de especialistas e solicite uma demonstração sobre o funcionamento da plataforma que tem revolucionado o RH em empresas de todos os portes. 

Quero otimizar a rotina do RH agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *