< voltar

Como a admissão digital contribui para o sucesso financeiro da sua empresa

admissao-digital-sucesso-financeiro

Como a inovação tecnológica em gestão de RH pode trazer benefícios financeiros à sua empresa? Tornar a admissão um processo digital, assim como a tecnologia implementada em qualquer setor empresarial, otimiza tempo e agrega valor ao seu negócio. Venha saber como!

A transformação digital é uma realidade que se torna cada vez mais viável, tendo em vista o impacto econômico sofrido pelas empresas durante a pandemia. O setor de RH – até então “famoso” pela morosidade nos serviços – também recebeu o impacto (positivo) da inovação tecnológica: Hoje falaremos sobre o processo de admissão digital e sua influência na geração de valor para os negócios.

Por que modernizar?

O processo de admissão é uma rotina básica na gestão de Recursos Humanos, e sua versão tradicional consiste em uma série de procedimentos burocráticos que custam tempo (do RH e do colaborador), e esse tempo interfere diretamente na receita do profissional e da empresa.

Digitalizar esse processo permite ao RH tornar sua abordagem predominantemente estratégica, focando sua atenção nos processos que demandam cuidados analíticos: bem-estar organizacional, integração e desenvolvimento de profissionais, etc. Essa mudança de prioridades agrega valor financeiro e corporativo à empresa.

A automação de processos também reduz o índice de erro, pois o fator humano muitas vezes implica na incidência de falhas. Quando nos referimos ao setor de RH, as possíveis falhas que podem existir são as de contratação, que interferem diretamente em toda a empresa.

O preço de uma contratação equivocada

A admissão de um colaborador não é um processo simples. Muitos requisitos precisam ser levados em consideração, inclusive visando evitar problemas futuros: Uma cultura empresarial sólida, planos de carreira para os colaboradores e a contratação de um profissional com perfil que vá de encontro às necessidades da empresa.

Os gestores que desejam permanecer competitivos no mercado precisam eliminar quaisquer chances de erro na contratação, pois elas podem gerar consequências negativas a médio e longo prazo.

Por exemplo: Se um funcionário custa “X” para a empresa, caso seu perfil não seja correspondente à vaga esse mesmo funcionário trará no mínimo o triplo de prejuízo (pois o processo de contratação de um novo funcionário somado aos custos de desligamento do anterior são praticamente os mesmos).

Todo o ônus de uma contratação equivocada incide diretamente no aspecto financeiro da empresa. Aqui entramos novamente na importância de um RH estratégico e voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa.

Ônus de contratações equivocadas (como evitá-las)

1.    Queda na produtividade da equipe: 

Quando o processo de admissão não atinge o objetivo esperado e realiza uma contratação errônea, toda equipe sente o impacto – seja na satisfação profissional ou na qualidade dos produtos e serviços. Os processos de trabalho não atingem o resultado esperado, pois sempre existe uma reestruturação de funções e um colaborador em treinamento inicial, o que atrasa a execução de serviços. Funcionários sobrecarregados e sentindo-se desvalorizados muitas vezes acabam se desligando da empresa.

Para reduzir o risco de turnover por incompatibilidade cultural e descontentamento, é preciso mais do que um processo seletivo eficaz: O RH precisa investir em ações que valorizem, motivem e tragam recompensa para os colaboradores (mesmo quando sobrecarregados pela chegada de novos profissionais), mantendo a produtividade constante.

2.    Cultura organizacional enfraquecida: 

A contratação de um membro que não compartilha dos mesmos objetivos e valores da empresa prejudica diretamente o equilíbrio cultural da equipe, o que também acaba gerando redução da produtividade.

Para reduzir o risco de desequilíbrio cultural, no ato da contratação deve-se levar em conta não somente o conhecimento técnico do candidato, mas suas virtudes éticas, morais e profissionalismo, além de investir em um programa de integração eficiente (Uma vez isento das tarefas mecânicas existentes no processo admissional, o RH passa a investir mais tempo no que realmente se faz necessário, o processo de onboarding é o exemplo que encontramos aqui).

3.    Reputação da empresa em baixa:

Uma empresa com altos índices de turnover, admissão morosa dificilmente se encaixa nas pesquisas como um bom lugar para se trabalhar. Lugares que não são avaliados positivamente não despertam interesse nos profissionais.

 Para reduzir o risco de rejeição por parte dos profissionais na hora de procurar por uma vaga é preciso – mais uma vez – as ações do RH estratégico: Investir na valorização e desenvolvimento pessoal e profissional da equipe, além de investir em um processo de seleção criterioso, para que os próprios colaboradores sejam responsáveis pela divulgação positiva da empresa.

Tempo é dinheiro: Invista o seu no que realmente importa!

Dentre as inúmeras novas atribuições do profissional de RH, gerir o tempo de forma eficiente e produtiva e investir no planejamento adequado de seleção e retenção de talentos são essenciais para a empresa como um todo, mas principalmente no âmbito financeiro.

Os possíveis prejuízos causados por contratações errôneas podem ser evitados a partir do momento em que se constrói um processo de seleção criterioso e condizente com as necessidades e valores da empresa, e no investimento em automação de processos admissionais.

 Agora que você conhece os benefícios da admissão digital, convidamos sua empresa a desfrutar de toda a inovação e rapidez que um software eficiente de gestão de RH pode proporcionar! Converse com um de nossos consultores e disponha de uma solução completa de admissão digital, que garante à sua empresa um RH seguro, inovador, eficaz e com redução de custos. Vem pra Colabbe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *