< voltar

9 práticas que empresas Great Place To Work adotam

praticas-gptw

Os acontecimentos recentes a nível global têm feito as empresas se preocuparem cada vez mais com a qualidade de vida dos seus profissionais. Em levantamento realizado pelo Great Place to Work® com as 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, práticas benéficas tanto à saúde física quanto mental de seus colaboradores estão sendo adotadas.

O Great Place to Work® é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. 

Segundo a consultoria Great Places to Work Brasil, “Um bom ambiente de trabalho é aquele que é reconhecido como o melhor pelos seus colaboradores, priorizando as pessoas no centro de suas estratégias, fundamental em tempos de pandemia”.

Olhando pelo ponto de vista do gestor, um bom lugar para trabalhar pode ser definido por “aquele em que os objetivos organizacionais são atingidos através de pessoas que dão o melhor de si e trabalham em um ambiente de confiança e incentivos ao desenvolvimento corporativo e pessoal”

Ao desenvolver essa definição, é possível identificar áreas-chave em que cria-se confiança, orgulho e camaradagem, esses são os pilares do índice de confiança dos profissionais.

Essas áreas-chaves – Que são conhecidas como as 9 Práticas Culturais – Representam os pontos em que as empresas possuem maior influência na experiência dos colaboradores, o que significa uma oportunidade direta de criar uma cultura organizacional positiva. Elas são ligadas em trios, cada uma representando uma área diferente da experiência do gestor com relação a uma empresa GPTW®.

As 9 práticas culturais de uma empresa GPTW®

DefiniçãoPráticas Culturais
“Atingir os objetivos organizacionais”Inspirar, Falar, Escutar
“Pessoas dando o melhor de si”Desenvolver, Cuidar, Agradecer
“Trabalhando juntos como uma equipe”Contratar, Celebrar, Compartilhar

1. Inspirar a equipe

Inspirar a equipe é uma forma de envolvê-las com um objetivo comum e a melhor dica é ter um propósito claro para a empresa e para o time, além de ajudar os colaboradores a compreender melhor seu propósito pessoal.

2. Falar a verdade

A honestidade é essencial em qualquer relacionamento, e isso envolve falar a verdade para as pessoas, mesmo em situações difíceis. Isso vale principalmente para os momentos incertos que a empresa estiver passando. Quanto mais honestas forem as relações, mais fortes elas se tornarão.

3. Ouvir com sinceridade

Ouvir é uma ação complexa que exige abertura para ouvirmos com sinceridade.

Nesse caso não significa ouvir já pensando em uma resposta ou contra-argumento, é ouvir cuidadosamente o que o outro fala e, se necessário, pedir algum tempo para processar e pensar na informação recebida.

4. Agradecer o bom trabalho

Agradecer o bom trabalho realizado é uma das melhores formas de feedback que podemos dar aos nossos colaboradores e colegas.

Não somente concentrar atenção naquilo que necessita melhorias; Um agradecimento de algo bem executado tende a ser muito mais eficiente para que a pessoa siga dando seu melhor e trazendo os mesmos bons resultados.

5. Desenvolver talentos pessoais

Novos recursos, tecnologias e áreas de conhecimento surgem o tempo todo, o que torna o desenvolvimento pessoal em habilidades variadas cada vez mais importantes. Isso exige um olhar atento do líder e dos demais membros da equipe em observar o que precisa ser desenvolvido para que o talento específico em questão siga evoluindo.

6. Cuidar de cada indivíduo

O mundo se encontra cada vez mais automatizado, não podemos esquecer que trabalhamos com pessoas e não máquinas. Investir tempo para proporcionar saúde e bem-estar para o time pode fazer uma grande diferença nos resultados alcançados.

7. Contratar com base na cultura

Ao estabelecer a cultura e os valores da empresa, é importante observar se ambos estão sendo levados em conta no momento da contratação. Ela é quem dita algumas regras de convivência e até limites que não podem ser ultrapassados.

8. Celebrar as conquistas

Grandes conquistas merecem grandes celebrações. Se o time alcança um resultado excepcional, nada mais justo que a celebração venha em tamanho semelhante.

9. Compartilhar os resultados

Todos na empresa trabalham para gerar resultados positivos para a companhia e nada mais justo do que ver esses resultados serem compartilhados entre os colaboradores.

Outros dados das empresas GPTW®

  • Os colaboradores geram 61% mais de riqueza per capita para suas organizações. E, em média, apresentam metade do turnover voluntário em relação às suas concorrentes.
  • São mais atrativas: as 150 Melhores Empresas para Trabalhar® do Brasil receberam 8,6 milhões de currículos no último ano, numa média de 57 mil por empresa.
  • Possuem ações 3 vezes mais rentáveis que o Ibovespa e faturam até 11 vezes mais que a média do seu setor de atuação.

O cuidado da empresa com a experiência do colaborador certamente reflete em resultados para a organização. Enquanto parceiros da empresa, os profissionais acabam se assemelhando à investidores: Quanto maior o retorno obtido, maior é a disponibilidade para aportar mais recursos no empreendimento. 

A partir da administração focada na experiência do colaborador, podemos esperar mais comprometimento, responsabilidade, engajamento e motivação no trabalho. As pessoas estarão mais dispostas e alcançarão uma produtividade superior, aprimorando a qualidade e o faturamento da empresa. 

Nós ajudamos a sua empresa na busca pela posição no ranking GPTW

A transformação digital fez muitas empresas reformularem a dinâmica de negócios. É imprescindível estar preparado para atender as exigências do mercado através de processos ágeis integrados a plataformas tecnológicas, otimizando tempo e recursos para a sua empresa.

A Colabbe é parte do grupo Senior. A Senior Sistemas é certificada pela Great Place to Work® e foi eleita uma das 20 melhores empresas para se trabalhar por três anos consecutivos (2018, 2019 e 2020). Além de trabalhar com tecnologia e fazer parte das melhores empresas fornecedoras de soluções completas para gestão empresarial no país, a Senior promove ações constantes para fortalecer a integração e a experiência positiva dos seus mais de 1800 colaboradores.

Para fazer parte do ranking GPTW é essencial investir nos talentos e suas experiências pré e pós-admissão. Ter uma rotina de recrutamento e admissão eficientes é o primeiro passo para tornar o RH de sua empresa mais estratégico. 

Com a Colabbe você tem toda a tecnologia a seu favor para estabelecer uma relação saudável entre a empresa e seus colaboradores desde o primeiro contato. Essas etapas são importantes na gestão do capital humano e benéficas para a rotina do setor. Converse com um dos nossos consultores e comece hoje essa transformação na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *